28 de fevereiro de 2013

CONCERTO BENEFICENTE


CONCERTO BENEFICENTE


Cantilena Ensemble
As Quatro Estações Portenhas
de Astor Piazzolla

Terça-feira, 5 de Março, 20:30 horas 

Cantilena Ensemble
Violino e direção artística: Maria Fernanda Krug
Pianista convidada: Patrícia Vanzella
Participação especial da atriz e cantora Ana Gilli

PROGRAMA
Georg Friedrich Händel (1695-1759)
Passacaglia (arranjo de Ernst Mahle)
Ernani Aguiar (1950- )
Quatro Momentos Nº 3
Astor Piazzolla (1921-1992)
Melodia em lá menor
Las Cuatro Estaciones Porteñas
    Primavera Porteña
    Verano Porteño
    Otoño Porteño

    Invierno Porteño

Sala São Paulo (1.498 lugares)
Praça Júlio Prestes 16, Centro

Ingressos 
R$ 100,00 − esse é o valor mínimo, qualquer pessoa pode contribuir acima deste valor

Aquisição pelo email contato@proela.org.br ou pelo telefone (11) 3598-4260

Renda em benefício do Projeto PRÓ ELA, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Duração      90 min

Indicação etária     Não recomendado para menores de 10 anos



Formada em 2006 pela violinista Maria Fernanda Krug, a orquestra de câmara Cantilena Ensemble reúne músicos de grande experiência na cena musical brasileira. O grupo se apresenta regularmente em palcos de todo o País, sempre com entusiasmada receptividade das plateias.
        Um dos programas mais apreciados da Cantilena Ensemble é "As Quatro Estações Portenhas de Astor Piazzolla", que tem como ponto alto as Cuatro Estaciones Porteñas, escritas pelo grande compositor argentino entre 1965 e 1970. São quatro nuevos tangos, nos quais Astor Piazzolla utiliza como tema as quatro estações do ano (assim como fez o italiano Antonio Vivaldi em 1723) e mostra, musicalmente, como são no hemisfério sul do planeta, e mais especificamente em sua cidade, Buenos Aires, a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno. 
        Além das Cuatro Estaciones Porteñas e de uma outra obra de Piazzolla, o roteiro musical do concerto tem ainda obras de Haendel, compositor barroco, e de Ernani Aguiar, compositor brasileiro ainda vivo.
        Mas o evento vai além da música, incluindo de forma integrada encenação e literatura. Ao longo da apresentação são declamados pela atriz e cantora Ana Gilli poemas do chileno Pablo Neruda.
        A Cantilena Ensemble se apresenta com 12 instrumentistas de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo) e tem como convidada a pianista Patrícia Vanzella.

Humanizar o atendimento − O concerto é beneficente, em prol do Projeto PRÓ ELA, visando a arrecadação de recursos para a reforma das enfermarias Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (DOGI) da Santa Casa de São Paulo. Os convites devem ser adquiridos através do email contato@proela.org.br ou pelo telefone (11) 3598-4260. O preço é de R$ 100,00, mas qualquer pessoa pode contribuir acima deste valor.

Krug, Vanzella, Gilli − Instrumentista de técnica apurada e transparente, a violinista Maria Fernanda Krug iniciou seus estudos de violino aos sete anos de idade, na Escola de Música de Piracicaba. Foi aluna de Elisa Fukuda, de Evgenia-Maria Popova e de Salvatore Accardo (na Academia Walter Stauffer em Cremona, Itália). Reconhecida no cenário erudito nacional e internacional, foi solista de orquestras como Salzburg Chamber Soloists e Kremlin Chamber Orchestra, em turnês pela Europa e Américas do Norte e Central. Em 2009, realizou concerto na Rússia, com o Trio Krug-Vanzella-Savytzky. É integrante, desde 2003, da OSM-Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sendo concertino da orquestra desde 2005. Em 2012 participaçou como solista de "Classical Music From Brazil", disco de José Maria Florêncio e sua Capella Bydgostiensis, gravado na Polônia.
            A pianista Patrícia Vanzella é graduada pela USP-Universidade de São Paulo. Realizou pós-graduação na Academia Superior de Música Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, e concluiu doutorado pela Catholic University of America, em Washington, Estados Unidos. Como solista, atuou frente às principais orquestras sinfônicas do país e como camerista tem se apresentado em várias capitais Brasil e no Exterior. Desde 1992, integra o corpo docente do Departamento de Música da Universidade de Brasília.
            Ana Gilli é cantora com formação em Canto Popular pela ULM-Instituto Tom Jobim e atriz formada pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP. Cursou também Comunicação Intercultural e Fundamentos do Teatro em New Jersey, de 2000 a 2002. Ana Gilli tem desenvolvido projetos em diversas áreas sempre unindo música, arte e cultura, como o show “Como dizia o poeta”, sobre a vida e a obra de Vinícius de Moraes e os espetáculos “Noel Rosa, o Poeta da Vila e Seus Amores” (de Plínio Marcos com direção de Dagoberto Feliz), “A Ópera do Malandro” (de Chico Buarque com direção de Iacov Hillel), “Bichos do Mundo” (do grupo Pia Fraus) e “Música para Ninar Dinossauros” (de Mario Bortolotto).






Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...