9 de abril de 2013

Recital de Abertura do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas


Recital de Abertura do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas








Patrocínio Sabesp, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Jacareí

Dia 13 de abril, sábado, às 20h, acontece Recital de Abertura do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas no Theatro São Pedro, em São Paulo. No repertório, trechos de óperas de Verdi, Puccini, Gounod, Donizetti, Kálman, Cilea, Tchaikovsky e Giordano. Grátis!

Entre os cantores que foram vencedores e premiados em edições anteriores do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas participarão do recital:
Sopranos: Edna D`Oliveira, Silviane Bellato, Marília Vargas e Taís Bandeira.
Mezzos: Edinéia de Oliveira, Magda Painno, Keila de Moraes e Ana Lucia Benedetti.
Tenores: Marcello Vannucci, Richard Bauer e Giovanni Tristacci.
Barítono: David Marcondes.

Ao piano: Maestro Marco Boemi (Itália).

No programa, trechos de óperas: Aida, Otello, Forza Del Destino e Don Carlo de Giuseppe Verdi; Tosca de Giacomo Puccini; Romeo e Julieta de Charles Gounod; Adriana Lecouvreur de Francesco Cilea; Lucia di Lammermoor de Gaetano Donizetti; Carmen de Georges Bizet; Mariza de Emmerich Kálman; Joana D`arc de Tchaikovsky e Andrea Chénier de Umberto Giordano.

Realização: Cia Ópera São Paulo e Brindisi Produções. Apoio: Instituto Pensarte e Istituto Italiano di Cultura de São Paulo. Patrocínio SABESP, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Jacareí. Site: http://ciaopera.com.br/site2013/

Calendário do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

Os eventos do concurso acontecerão no Theatro São Pedro, em São Paulo, no Auditório da Secretaria de Educação de Jacareí e no Museu de Antropologia, em Jacareí. Os recitais dos vencedores acontecem no dia 20 de abril, sábado, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Jacareí e no dia 21 de abril, domingo, no Theatro São Pedro em São Paulo. Todos os concertos são gratuitos e abertos ao público.

Dia 13 de abril, (sábado): São Paulo
20h – Recital de Abertura do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas
Local: Theatro São Pedro

Dia 14 de abril, (domingo): São Paulo
11h – Fase Eliminatória
Local: Theatro São Pedro

Dia 15 de abril, (segunda-feira): São Paulo
15h – Fase Eliminatória
Local: Theatro São Pedro

Dia 16 de Abril, (terça-feira): São Paulo
15h – Master Classes e ensaios dos candidatos para a Fase Semifinal
Local: Theatro São Pedro

Dia 17 de abril, (quarta-feira): Jacareí
15h – Fase Semifinal
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Dia 18 de abril, (quinta-feira): Jacareí
15h – Master Classes e ensaios dos candidatos para a Fase Final
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Dia 19 de abril, (sexta-feira): Jacareí
20h – Fase Final
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Dia 20 de abril, (sábado): Jacareí
20h – Recital dos Vencedores e Premiação
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Dia 21 de abril, (domingo): São Paulo
18h – Recital dos Vencedores
Local: Theatro São Pedro

Histórico do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas
Criado em 1993 pela Cia Ópera São Paulo, o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, se tornou, na opinião da crítica especializada nacional e internacional como o mais importante e significativo da América Latina; por sua dimensão e qualificação artística.
Sempre com uma banca julgadora formada por grandes nomes da cena lírica internacional como cantores, diretores de teatro e críticos musicais, o concurso tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Jacareí , através da Fundação Cultural José Maria de Abreu. Desde a edição de 2001, os concertos inaugurais e a fase eliminatória, são realizados no Theatro São Pedro, em São Paulo.
Os mais importantes nomes da ópera e companheiros da célebre Callas estiveram presentes como jurados do Concurso. Dentre os quais podemos realçar Magda Olivero, Fedora Barbieri, Gabriella Tucci, Luigi Alva e Silvia Sass.
O Concurso, de abrangência latino-americana, já revelou importantes nomes no Brasil como Marcello Vannucci; Edna D’Oliveira; Eiko Senda; Taís Bandeira; Rodolfo Giugliani e muitos outros que já fazem parte das temporadas de ópera de Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, do Theatro São Pedro e Theatro Municipal de São Paulo.

Cia Ópera São Paulo
No ano de 1991, com a finalidade de proporcionar maior espaço aos talentos brasileiros, o tenor Paulo Abrão Esper criou a Cia Òpera São Paulo, que acumula mais de 500 espetáculos produzidos entre concertos, recitais e encenações de óperas.
Na lista de grandes artistas da cena lírica brasileira, que fazem parte da história da Cia de Ópera, podemos citar cantores como Niza de Castro Tank, Luiza de Moura, Cláudia Riccitelli, Edna D’ Oliveira, Gabriella Pace (sopranos); Regina Elena Mesquita, Luciana Bueno (mezzos); Marcello Vannucci, Rubens Medina (tenores); Rodrigo Esteves, Rio Novello, Andrea Ramus, Paulo Szot (barí tonos); Sandro Christopher, Pepes do Valle (baixos). Maestros: Luiz Fernando Malheiro, Jamil Maluf, Carlos Fiorini, Emiliano Patarra, Achile Picchi. Pianistas: Vania Pajares, Maria Rasetti, Karin Uzum, Gilberto Tinetti.
A partir de 1997, a Cia Ópera São Paulo trouxe ao Brasil os mais importantes e consagrados nomes da cena lírica internacional como Magda Ólivero, Virginia Zeani, Adelaida Negri, Sylvia Sass, Viorica Cortez, Rita Contino, Fiorenza Cossotto, Fedora Barbieri, Luigi Alva, Jaime Aragall, Marco Pace, Miguel Patro n Marchand, Vicente Sardinero, Evgeny Nesterenko, Enzo Dara, Elena Óbraztsova, Mariola Cantarero, Mara Zampieri, Luis Gaeta e Bruna Baglioni, que enriqueceram os trabalhos da Cia participando de recitais, concertos e master classes.
Óperas como La Traviata, Cavalleria Rusticana, Madama Butterfly, Carmen, I Capuleti e I Montecchi, O Barbeiro de Sevilha, L’ Elisir d’Amore, Lucia di Lammermoor e Gianni Schicchi, fazem parte das produções já realizadas.
Responsável pela criação e produção do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, a Cia Ópera colocou São Paulo na lista das principais cidades do mundo a hospedar fases eliminatórias de importantes concursos internacionais de canto.
Com a Direção Artística de Paulo Abrão Esper, a Cia Ópera São Paulo conta com Alberto Marcondes como Coordenador.

Paulo Abrão Esper
Nascido em Jacareí, em 2 de agosto de 1967, filho de Paulo Esper e Ruth Monteoliva Esper. Tem apenas uma irmã, Zenaide Aparecida Esper e um sobrinho, Nelson Hugo Esper Ribeiro.
Paulo iniciou seus estudos de canto lírico em 1984. Com a ajuda de sua prima, a cantora Dalva Esper Nader, passou a estudar em São Paulo, com a soprano Claudia Mocchi, com quem permaneceu até 1992.
Neste mesmo ano, seguindo orientação de sua professora, se inscreveu em um Curso de Interpretação de Ó pera com o maestro inglês Harry Ligth e foi o único principiante escolhido para participar dos Concertos de Encerramento, ao lado de grandes nomes da cena lírica brasileira e com a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, cantando na opereta O Morcego de Strauss e na ópera Dido and Aeneas de Purcell.
Em 1985, estreou com o Teatro Lírico de Equipe, na ópera Don Pasquale e no ano seguinte com a mesma companhia, cantou na ópera Werther.
No ano de 1987, Paulo deu um passo importante em sua carreira como cantor, foi estudar no maior teatro de ópera da América Latina, o Colón em Buenos Aires. Na Argentina, conheceu muitos cantores e participou de um grupo lírico, cantando com eles em recitais, durante os seis meses em que morou na capital portenha. No Colón teve ótimas notas nos cursos de interpretação e foi convidado para ser figurante de cena na Temporada Oficial, ao lado da famosa soprano francesa Regine Crespin, na ópera A Dama de Espadas, de Tchaikovsky.
Com a ajuda da Prefeitura Municipal de Jacareí, em 1988, viajou para a Espanha, onde na cidade de Barcelona, participou do Concurso de Canto Francisco Vinás, ganhando uma bolsa de estudos com o famoso barítono italiano Gino Bechi.
De volta ao Brasil, em 1989, fundou em sua cidade natal, o Projeto Música Jacareí , trazendo famosos cantores e músicos eruditos para diversas apresentações. A repercussão deste projeto foi tal, que muitas cidades do Vale do Paraíba, começaram a requisitar de Paulo, apresentações semelhantes, foi então que nasceu a Cia Ó pera São Paulo, criada por ele e que hoje acumula mais de 500 espetáculos por todo o país.
Em 1993, criou o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, em homenagem a uma das maiores cantoras de todos os tempos, falecida em Paris, em 1977. Como diretor deste Concurso, realizado em São Paulo e em Jacareí a cada dois anos, Paulo conquistou a admiração e a confiança dos maiores cantores de ópera do mundo, críticos e jornalistas internacionais, diretores artísticos e empresários líricos, dos quais muitos já estiveram nas referidas cidades como membros da banca julgadora do Concurso Callas.
Paulo já participou de conferências internacionais, palestras, aulas magnas e coletivas com nomes como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Jose Carreras, Alfredo Kraus, Montserrat Caballe , entre muitos outros. Tornou-se amigo de outras celebridades, com quem trabalhou e trouxe ao país, como Magda Ólivero, Fedora Barbieri, Rita Contino, Luigi Alva, Fiorenza Cossotto, Adelaide Negri, Jaime Aragall e Juan Pons.
Paulo também criou o Festival de Ópera da cidade de Florianópolis, do qual foi diretor artístico por seis anos consecutivos. Entre inúmeros concertos e recitais, já produziu óperas completas encenadas como La Traviata, Cavalleria Rusticana, Madama Butterfly e Carmen.
Recebeu diversas medalhas de honra ao mérito e outras condecorações, sendo que, talvez a mais importante, seja a do Ministério Italiano. Esta lhe foi entregue no ano de 2005, na Câmara Municipal de Jacareí , por seu admirado trabalho e integridade e respeito do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Entretanto, não esquece entre as homenagens que recebeu, a da Seresta Darcy Reis, por seus amigos músicos e cantores de Jacareí .
Foi diretor de cultura da Fundação Cultural de Jacarehy entre 1998 a 2000, sendo presidente interino por diversas vezes.
Foi Consultor de Música do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, órgão oficial do governo italiano e Vice-Presidente da Associação São Pedro Pro -Cultura Paulista, no Estado de São Paulo, além de atuar com seus projetos por todo o país.
Paulo, já atuou como jurado em diversos concursos internacionais, ao lado de grandes cantores, críticos e diretores de teatros e sua agenda de trabalho no exterior, possui compromissos já agendados ate 2015.
Em 23 de janeiro de 2012 foi nominado diretor geral do Theatro São Pedro, órgão oficial do Governo do Estado, em Sa o Paulo, gerido pelo Instituto Pensarte.
Realiza este ano de 2012 sua 23ª temporada de música clássica na cidade de Jacareí consecutivamente desde 1989.
Iniciou a Temporada de 2012 com seu 565º espetáculo, por todo o país.


Serviço:

Calendário
13 de abril - Recital de Abertura do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas – Theatro São Pedro - São Paulo
14 e 15 de abril – Fase Eliminatória – Theatro São Pedro - São Paulo
16 de abril – Master classes e ensaios – Theatro São Pedro - São Paulo
17 de abril – Fase Semi Final – Auditório Secretaria Municipal de Educação - Jacareí
18 de abril – Master classes e ensaios – Museu de Antropologia – Jacareí
19 de abril – Fase Final – Auditório Secretaria de Educação - Jacareí
20 de abril – Recital dos vencedores – Auditório Secretaria Municipal de Educação - Jacareí
21 de abril – Recital dos vencedores – Theatro São Pedro - São Paulo

Locais:

São Paulo

Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171
Barra Funda
Tel. 3667-0499
636 lugares.

Jacareí

Museu de Antropologia do Vale do Paraíba 
Rua XV de Novembro, 143, Centro.



Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Rua Lamartine Delamare, 69
Centro

Todos os concertos são gratuitos e abertos ao público.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...