26 de agosto de 2013

BONS CONCERTOS PARA SETEMBRO: A SÉRIE CONCERTOS SCHLOCHAUER

Em setembro acontece a série Concertos Schlochauer no Fellowship Community Church

Serão 5 apresentações de música de câmara

Dia 1º de setembro, domingo, às 17h30, acontece a primeira apresentação da série Concertos Schlochauercom o Audi Coelum, sob regência de Roberto Rodrigues no Fellowship Community Church, na Bela Vista em São Paulo. No programa, madrigais de Hermann Schein. “Queria muito criar uma série onde todos poderiam interpretar repertórios que nos desafiassem. Reuni amigos e levantamos poucos recursos para a realização desse projeto,” conta Regina Schlochauer, cravista, pianista e realizadora. Grátis!

Agenda:
Concertos sempre aos domingos, às 17h30

1º de setembro
Audi Coelum, sob regencia do maestro Roberto Rodrigues
Programa: madrigais de Hermann Schein

8 de setembro
Trilha - trio de flauta, cello e cravo/piano - Lourdes Batista de Carvalho (flauta), Fabio Pellegatti (cello) e Regina Schlochauer (cravo/piano)
Programa: Johann Sebastian Bach, Gabriel Fauré e Weber 

15 de setembro
Duo Horizontes (clarineta e piano) - Regina Schlochauer (cravo/piano), Julia Blasioli (soprano) e Mario Rocha (trompista)
Programa: Schubert e R.Strauss 

22 de setembro
Agnus Camerata - sob direção de Sergio Moreira, quinteto de cordas
Programa: Érnani Aguiar e Astor Piazzola 

29 de setembro
Madeira de Vento - quinteto de clarinetas e clarone Clarinetas: João Francisco Correia, Fernando de Oliveira, Michel Moraes e Mário Marques. Otinilo Pacheco, Clarineta Baixo.
Programa: Heitor Villa Lobos, Baden Powell e Dominguinhos

Regina Schlochauer é pianista e cravista –– Faz recitais como solista e camerista com repertório eclético.
Participação nas séries Concertos Didáticos nas Escolas, da Funarte  e recitais  do PAC - Plano de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura de S. Paulo em várias cidades do Estado de S.Paulo. Participação em vários Festivais .
Participação em vários eventos culturais de S João del Rei.
Concertos em Portugal (2006), tournée no Uruguai (2007). Estréia mundial do Concerto para piano de Rodrigo Vitta,em Montevidéu.
Vários recitais com a soprano Luiza Sawaya, nas comemorações da chegada de Família Real Portuguesa ao Brasil, em 2008.
Recital em Outubro deste ano, 2010, no Palácio Foz, em Lisboa.
Participação, como recitalista no V Semana do Cravo, no Rio de Janeiro, organizado pelo cravista Marcelo Fagerlande, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e no XX Panorama da Música Brasileira Contemporânea, da UFRJ., apresentando peças de Silvia Berg e Marisa Rezende.
Palestras em S.Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Montevidéu, Brown University e vários outros lugares sobre histórias do Cravo, Piano; oficinas de piano e música de câmara.
Pós-graduação na ECA/USP.
Tem um gravação solo de música de piano brasileira, “Brasil, Ábum de Sons e Formas”, um CD “Um pouco de tudo’ e dois CDs solo de música de cravo, “Um Cravo Bem Variado I” de “Um Cravo Bem Variado II”. Participação em várias outras gravações.
Professora de cravo e piano na FAAM, em São Paulo e responsável pela Correpetição dos alunos de Canto Lírico.
Em 2011, foi solista no concerto com as Bachianas nº 3 para piano e orquestra, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, sob regência de Luis Gustavo Petri.
Em 2012 foi solista do concerto em Ré menor de J.S. Bach, com a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, sob regência de Eduardo Martinelli.
Prelúdio da Petite Suite - Antonio Fragoso -  http://youtu.be/_5tKykP3OyI

Currículos dos grupos:

O Audi Coelum foi criado em 2004 como um grupo dedicado à Música Sacra. Com uma formação flexível, que varia conforme o repertório, o grupo deseja resgatar a emoção de um vasto repertório, que migrou para as salas de concerto como música não litúrgica. Restaura, assim, uma prática antiga, fazendo uso do espaço arquitetônico e valorizando os efeitos estereofônicos.
A ação do Audi Coelum também se estende à pesquisa e edição de partituras, palestras, homenagens e ensaios abertos à portadores de deficiências. Em um ano de atividades, com o apoio da Companhia Melhoramentos e da Porto Seguro Seguros, o Audi Coelum foi ouvido por cerca de 17 mil expectadores, integrando mais de 120 obras ao seu repertório, do qual destacam-se: Messe de Notre Dame de Machaut, Magnificat de Purcell, Stabat Mater a 8 e Missa Papae Marcelli de Palestrina, Misererede Allegri, Antiennes "O" de l'Avent e Messe de Minuit pour Noël de Marc-Antoine Charpentier, as cantatas pastorais Non sò qual più m'imgombra e O di Betlemme altera de Alessandro Scarlatti, Lauda Jerusalem (para dois sopranos, dois coros e duas orquestras) de Vivaldi, Cantata 150 'Nach dir, Herr, verlanget mich' de Johann Sebastian Bach, o oratório Jephte de Carissimi, a Paixão segundo São Marcos de R. Keiser, as Lamentações do Profeta Jeremias de Orlando di Lasso, a Messe de Requiem de André Campra, entre outras..
Sua estreia foi com a I Série de Concertos: Música Devocional Mariana, que apresentou 3 programas diferentes em um único mês, com a participação da atriz Esther Góes. Seguiram-se outros projetos temáticos, como Música na Capela Sistina, Eucaristia, Música Vocal na Idade Média, Devoção na Espanha Renascentista, a II Série de Concertos: Salmos, e o Barroco Jesuíta.
O Audi Coelum já realizou 48 apresentações e 4 palestras.

Madeira de Vento é um quinteto de clarinetas que faz música de câmara misturando elementos da música clássica, da Música Popular Brasileira, das rodas de choro, das bandas de coreto e principalmente preservando a alegria e o prazer de realizar boa música.
Desde 1998, quando o grupo foi formado, o quinteto vem pesquisando e divulgando música brasileira. Em 2001 o quinteto foi selecionado para representar o Estado de São Paulo no Projeto Rumos Itaú Cultural Música. Neste projeto foram reunidos 78 nomes entre grupos e artistas, em uma série de CDs, com o intuito de mapear a produção cultural do país. As obras "Impressões Brasileiras", de Fernando de Oliveira, e "Só na Trave", de Hudson Nogueira, estão presentes neste trabalho.
Em seu primeiro CD “Chovendo Canivetes”, que foi lançado em 2003 pelo selo “CPC-UMES”, o Madeira De Vento faz um inventário da história da clarineta no Brasil, homenageando os maiores expoentes do instrumento. Um disco que reúne obras de músicos fundamentais na história da nossa música popular, como: Luis Americano, K-ximbinho, Severino Araújo, Paulo Moura, Abel Ferreira aos quais se juntam novos e talentosos criadores: Naylor Proveta Azevedo,  Hudson Nogueira e Fernando de Oliveira, daí resultando uma verdadeira antologia da clarineta brasileira.
Em Dezembro de 2007 o CD Chovendo Canivetes recebeu uma importante crítica na revista trimestral da International Clarinet Association chamada The Clarinet, Volume 35 / Number 1, onde a professora Jane Ellsworth apresenta o trabalho para a comunidade internacional de clarinetistas. Segue trechos da critica:
Em 2002 o grupo desenvolveu junto à Fundação Pró-Memória de Indaiatuba um projeto de resgate, pesquisa e gravação da obra do clarinetista Nabor Pires Camargo, em comemoração ao seu centenário.  Destacamos ainda, a participação do Madeira De Vento nos CDs de “Isaías e seus chorões” pelo selo CPC-UMES e do grupo “As Choronas” pela Gravadora Paulus.
Em julho de 2.003 o grupo dividiu o palco com Paulo Moura, Paulo Sérgio dos Santos e com o grupo “ClarinEtc”, fazendo um tributo ao clarinetista e compositor K-ximbinho, sob direção de Zuza Homem de Mello dentro do projeto “Ilustres Desconhecidos”, no SESC Pompéia.
Em 2006 e 2007 o grupo a convite da International Clarinet Association participou do ClarinetFest 2006 e 2007 que se realizaram nas cidades de Atlanta / Estados Unidos e Vancouver / Canadá . O ClarinetFest é um encontro anual da Associação no qual se reúnem os maiores solistas do instrumento para uma série de concertos, palestras, workshops e masterclasses. Nestes eventos o quinteto divulgou o repertório do seu Cd “Chovendo Canivetes”.
Em 2007 o quinteto participou do programa SR. Brasil na TV Cultura apresentado pelo ícone da música brasileira Rolando Boldrin.
O Quinteto já se apresentou frente á Orquestra Sinfônica  Municipal de Santo André (2007 e 2008), sob a regência de Flavio Florence e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (2010), sob a regência de  Karl Martin.
Nesse ano o grupo lança seu mais novo CD “Assanhado”. Neste novo trabalho o Quinteto reverencia grandes mestres brasileiros como: Pixinguinha, Villa-Lobos, Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Tom Jobim, Dominguinhos, Jacob do Bandolim, entre outros. Com certeza um apanhado geral da variedade e qualidade da música brasileira feita em todos os tempos e lugares, com sofisticados arranjos e por músicos que acreditam e amam o que fazem.
Youtube: Samba da Benção - Baden Powell e Vinícius de Moraes  http://youtu.be/_i1pgyMDzqI

Serviço:
Concertos Schlochauer
Local: Fellowship Community Church
Rua Carlos Sampaio, 107
Bela Vista – São Paulo
Faixa etária: Livre
Grátis!

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...