Com a proposta de difundir ainda mais o conhecimento teórico-musical e de incentivar a formação de plateia, o Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM-UFF) promove a série Música em Pauta, oferecendo aos interessados, gratuitamente, informação e música, com palestras ilustradas, apresentadas por especialistas.
No quinto encontro deste ano, no dia 18 de setembro, às 18h, em homenagem ao ducentenário de nascimento do compositor italiano Giuseppe Verdi, o tema será “Otello, de Shakespeare à ópera de Verdi”, com apresentação de trechos da ópera Otello e uma análise das transformações da peça original em libreto escrito por Arrigo Boito, feita pelo professor de História da Ópera Robson Leitão.
Sobre a ópera Otello - Verdi, afastado 16 anos da criação operística (seu último trabalho havia sido Aida em 1871), encontrou no também compositor Arrigo Boito o tradutor e sintetizador ideal para o drama shakespereano e o poeta que soube compreender as dimensões do maquiavélico Iago, no inferno particular que ele cria para Otelo. Boito já tinha mostrado seu talento ao transpor para a cena lírica as duas partes do "Fausto" de Goethe e já colaborara com Verdi na revisão do libreto de Simon Boccanegra, em 1881. Apesar dos 39 anos de idade e experiência que separam um do outro, Verdi e Boito respeitam-se mutuamente e a sintonia profissional formada resulta nos dois últimos e mais bem acabados trabalhos da carreira artística de Verdi: as óperas Otello (1887) e Falstaff (1893).
Para a elaboração do libreto do Otello, Boito reduziu a peça de Shakespeare, originalmente em cinco atos, para a um esqueleto essencial, pois o libretista tinha a certeza de que a música, criada por Verdi, expressaria o que faltasse ao texto. Ele eliminou episódios que considerava dispersivos, característicos do teatro barroco elizabetano e montou uma estrutura compacta e contínua, em quatro atos. Por sua vez, Verdi sugeriu e incluiu a cena da tempestade e o Esultate, que não existem em Shakespeare. Por outro lado, foi de Boito a ideia de escrever um outro texto que não existe em Shakespeare: o "Credo" de Iago, no ato II, que confere àquele personagem características ainda mais demoníacas e atormentadas.
Essas e outras histórias serão apresentadas ao público, durante a palestra ilustrada.
Importante: as inscrições para as palestras da série Música em Pauta devem ser feitas através do telefone (21) 2629-5256 até a véspera do evento. As vagas são limitadas a 20 pessoas por palestra.
18/09 - 18h - Música em Pauta 2013 - “Otello, de Shakespeare à ópera de Giuseppe Verdi”
Com Robson Leitão (professor de História da Ópera)
Duração: 1h30
Centro de Estudo e Iniciação Musical (CEIM) - UFF (Rua Miguel de Frias 9, Fundos, Icaraí, Niterói - RJ.)
Inscrições pelo telefone (21) 2629-5256, de segunda à sexta (exceto feriados), das 10 às 18h.
Vagas limitadas (20 lugares).
Entrada gratuita.
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