12 de setembro de 2013

RECITAIS EUBIOSE - PIANO A 4 MÃOS

Piano a 4 Mãos nos Recitais Eubiose com Cristian Budu e Yannick Rafalimanana

Dia 21 de setembro, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose apresentam Piano a 4 Mãos com o brasileiroCristian Budu e o francês Yannick Rafalimanana. Os pianistas apresentarão um programa com obras de Maurice Ravel, Gabriel Fauré, Franz Schubert e Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Apoio da Fondation Franz Liszt. Os ingressos dos Recitais Eubiose custam R$ 20,00 e meia-entrada.


O pianista brasileiro Cristian Budu obteve o primeiro prêmio em diversos concursos de piano como: Concurso Magda Tagliaferro (1998, SP), Concurso Paulo Giovanini (2000, SP), Concurso Maestro Spartaco Rossi, de música brasileira (2000, SP), Concurso Souza Lima (2006, SP) e Concurso Maria Teresa Madeira (2009, RJ). Em 2007, venceu o concurso "Prelúdio", da TV Cultura e em 2008, uma bolsa de estudos na Alemanha, oferecida pelo Goethe Institut. Em 2009 formou-se no curso de Bacharelado em Música da Universidade de São Paulo. Em 2010, o New England Conservatory (Boston, Estados Unidos) concedeu-lhe uma bolsa de estudos para o curso de mestrado em performance pianística, completado em 2012, sob a tutela de Wha Kyung Byun.

O pianista francês Yannick Rafalimanana ganhou o primeiro prêmio na competição de solistas de 2012  Tufts/New England Conservatory e realizou sua estreia no Symphony Hall em Boston, Estados Unidos, tocando o concerto de Schumann com a orquestra Boston Pops, sob a regência de Keith Lockhart. Ganhou vários prêmios como a Competição J-Musiciens de Bruxelas, a competição de piano de Brest, e a competição Ravel Academy´s Rotary-Lyons. Está atualmente fazendo mestrado no New England Conservatory, com Vivian Weilerstein.

Programa:
Maurice Ravel (1875 – 1937)
Ma Mere L'Oye
      Pavane de la Belle au bois dormant
      Petit Poucet
      Laideronnette, Impératrice des pagodes
      Les entretiens de la Belle et de la Bête
      Le jardin féerique
Franz Schubert (1797 – 1828)
Fantasia em Fá menor para piano a 4 mãos, D. 940
Gabriel Fauré (1845 – 1924)
Dolly, op.56
      Berceuse
      Mi-a-ou
      Le Jardin de Dolly
      Kitty-valse
      Tendresse
      Le pas espagnol
Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840 – 1893)
Suíte Quebra-Nozes, opus 81a
      Overture
      March
      Dance of the sugar-plum Fairy
      Russian Dance
      Arabian Dance
      Chinese Dance
      Dance of the Flutes
      Waltz of the Flowers
Currículo

Pianista de São Paulo, Cristian Budu teve logo cedo em sua vida o contato com a música. Desde os 9 anos, obteve o primeiro prêmio em diversos concursos de piano, dentre eles: Concurso Magda Tagliaferro (1998, SP), Concurso Paulo Giovanini (2000, SP), Concurso Maestro Spartaco Rossi, de música brasileira (2000, SP), Concurso Souza Lima (2006, SP), Concurso Maria Teresa Madeira (2009, RJ).
Em 2007, venceu o concurso "Prelúdio", da TV Cultura, ganhando um concerto com a orquestra do programa, em setembro de 2008 (regido pelo maestro Julio Medaglia e transmitido pela Radio e TV Cultural), e uma bolsa de estudos na Alemanha, oferecida pelo Goethe Institut. Em agosto de 2009, obteve com seu grupo de música de câmara, o primeiro lugar da categoria "Música Erudita" do Projeto Nascente, concurso interno da USP. Cristian é também vencedor do concurso Nelson Freire (Rio de Janeiro, 2010), que lhe concedeu um concerto com a OSB no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e concertos com as Orquestras Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Santos e Sinfônica de Ribeirão Preto.
Cristian Budu iniciou seus estudos musicais muito cedo sob a orientação da pianista Elsa Klebanovsky e posteriormente Marina Brandao. Em 2005, formou-se no curso profissionalizante de música na Fundação das Artes de São Caetano do SuI, tendo como professor Claudio Tegg, e em 2009 formou-se no curso de Bacharelado em música da Universidade de São Paulo (ECA), tendo como professor o pianista Eduardo Monteiro. Em 2010, o New England Conservatory (Boston, EUA) concedeu-lhe uma bolsa de estudos para o curso de mestrado em performance pianística, curso que completou em 2012, sob a tutela de Wha Kyung Byun.
Em novembro de 2007, participou da Série Piano Solo, abrindo os concertos de Cristina Ortiz, em São Paulo (Theatro Municipal) e no Rio de Janeiro (Sala Cecília Meireles). Ainda em 2007, na Romênia, apresentou-se no Ateneu de Bucareste, com o concerto no.2 de Rachmaninoff, na frente da Orquestra "Ermil Nichifor", sob a regência de Iosif lon Prunner, e fez um recital solo no Museu George Enescu (ambos pela organização "Young at Arts"). Em 2007,2008 e 2009, apresentou-se com a ORSSE, sob a regência de Guilherme Mannis, e em 2010, apresentou-se a frente da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, sob a regência de Sergio Assumpção. Em 2011 e 2012, apresentou-se em diversos recitais solo e música de câmara, em Boston (Jordan Hall) e Nova York; em junho de 2012, apresentou-se com o violinista Semion Gavrikov em Israel, a convite da organização "Zfunot Tarbut".
Cristian Budu participou de festivais, como bolsista, no Brasil (Festival de Inverno de Campos do Jordão, 2005 e 2010; Música nas Montanhas - Poços de Caldas, 2006), na Argentina (convidado ao I Encontro de pianistas do Mercosul, organizado por Dario Ntaca, em 2005), e ativamente de diversos masterclasses, como com Menahem Pressler, Leif Ove Andsnes, Maria João Pires, Victor Rosenbaum, Richard Bishop, entre outros.
Cristian apresenta-se regularmente em recitais no Centro Cultural São Paulo, no MUBE, no Centro Cultural FIESP, e no Museu da Casa Brasileira, onde apresentou em 2008 um programa inteiramente dedicado à música brasileira, que contou com a participação de Antonio Nóbrega. Em 2009, foi chamado pelo mesmo como convidado especial de um de seus espetáculos, no Auditório Ibirapuera.

O pianista francês Yannick Rafalimanana desenvolveu uma carreira internacional de concertista, apresentando-se regularmente em recitais solo e de musica de câmara na Europa, Estados Unidos, África e Oriente Médio. Ganhando o primeiro prêmio na competição de solistas de 2012  Tufts/New England Conservatory, realizou sua estreia no Symphony Hall em Boston, Estados Unidos, tocando o concerto de Schumann com a orquestra Boston Pops, sob a regência de Keith Lockhart. Este ano apresentou-se também em transmissão ao vivo da rádio WGBH (Boston), no Jordan Hall, e em Shelter Island (NY), compartilhando o palco com Itzhak Perlman.      

Yannick ganhou vários prêmios em diversas competições, incluindo a Competição J-Musiciens de Bruxelas, a competição de piano de Brest, e a competição Ravel Academy´s Rotary-Lyons. Como solista, apresentou-se regularmente com a Orquestra CNR de Lille, Orquestra Impromptu, e o Ensemble Parisien. Recentemente fundou e regeu a orquestra de câmara LFO, com base em Boston, envolvendo estudantes do New England Conservatory of Music, com a qual também se apresentou como solista. Yannick também se apresenta regularmente com o Trio de La Plata, um grupo formado em Paris, em 2006.
Um advogado da nova música, sua grande experiência como pianista colaborativo em orquestra o levou a tocar sob a batuta de Peter Eotvos, Jean Deroyer, Thomoty Brock, Zolt Nagy ou John Heiss, e para performances em locais como La Cité de la Musique e Radio France em Paris, Jordan Hall e Harvard Music Association em Boston ou na Poisson Rouge em New York. Ele também trabalha com frequência com o Conjunto Le Balcon sob Maxime Pascal em Paris. Yannick participou em numerosos festivais de verão; entre eles o Perlman Music Program e o Greatlakes Chamber Music Festival. Colaborou com alguns renomados músicos, como Itzhak Perlman, Donald Weilerstein, Joseph Kalichstein, Kim Kashkashian, Gary Hoffman, Paul Katz, Roger Tapping e James Tocco.
Nascido em Lille, França, Yannick começou seus estudos musicais no Conservatório de Lille sob a tutela de Alain Raes. Posteriormente formou-se com primeiros prémios tanto na performance de piano e música de câmara, como na performance de piano colaborativa, no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris. Entre seus professores encontram-se Bruno Rigutto, Michael Levinas e Jean-Claude Pennetier. Sua música de câmara e suas tutelas de piano colaborativo incluem Francois Salque, Michel Moraguais, David Walter e Jean Koerner. Yannick está atualmente fazendo um curso de mestrado no New England Conservatory, com Vivian Weilerstein.

A Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Os Recitais Eubiose iniciaram em 2011 e já integram a programação erudita da cidade de São Paulo sempre com grandes nomes como os pianistas Eudóxia de Barros, Helena Elias, Eny da Rocha, Fábio Luz, Maria José Carrasqueira, João Antônio Parizotto Filho, Liliane Kans, e o italiano Salvatore Percacciolo; o violinista Luíz Fílip, a violista Thaís Coelho, o violonista Edelton Gloeden, o flautista norueguês Michael George Titt, o violoncelista francês Romain Garioud e os cantores Laura de Souza, Adélia Issa, Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano. Promovem Master Classes com grandes nomes do piano e do canto lírico. Em 2013, promoveram Master Classes com a grande pianista Cristina Ortiz. Dentro dos Recitais Eubiose, a série Novos Talentos, vem ganhando grande importância, como forma de criar a possibilidade de novos talentos se apresentarem em público, a grande maioria pela primeira vez. Ainda com o intuito de promover e auxiliar jovens músicos, firmaram parceria, através da Pianista e Professora Helena Elias, com a Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot para concessão de bolsas de estudos de pianoNa master classe de Fábio Luz, Ingrid Mehlich foi convidada para participar de um festival na Itália. Site: www.recitaiseubiose.com.br 

Serviço:

Dia 21 de setembro, sábado, às 20h
Recitais Eubiose
Piano a 4 Mãos – Cristian Budu e Yannick Rafalimanana
Apoio da Fondation Franz Liszt.
Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados.

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...