13 de novembro de 2013

A PIANISTA ENY DA ROCHA COMEMORA SESSENTA ANOS DE CARREIRA COM UM RECITAL





Na abertura, apresentação do jovem pianista Helber Fernandes Ribeiro

Dia 23 de novembro, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose comemoram os 60 anos de carreira da pianista Eny da Rocha. Na abertura, o jovem pianista aluno da USP, Helber Fernandes Ribeiro tocará a Cathédrale Engloutie de Debussy em sua homenagem. Eny da Rocha interpretará obras de Chopin. Apoio da Fondation Franz Liszt. Os ingressos dosRecitais Eubiose custam R$ 20,00 e meia-entrada.

Eny da Rocha diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Na Europa, formou-se na classe da renomada pianista Marguerite Long, em Paris, e em seguida na Academia de Música de Viena  sob a orientação do professor Hans Graf. Ainda em Viena aperfeiçoou-se com o célebre Bruno Seidlhofer. Em sua discografia destaca-se, entre outros, o CD “Alma Brasileira”, produzido e gravado nos Estados Unidos.

Na continuidade do trabalho da Sociedade Brasileira de Eubiose com os Novos Talentos, inicia agora na abertura dos Recitais Eubiose para músicos consagrados uma apresentação de um jovem talento. Helber Fernandes Ribeiro é aluno de música da Universidade de São Paulo, estuda com o pianista Eduardo Monteiro e na Eubiose já participou de master classes com Cristina Ortiz, Fábio Luz e Helena Elias. Há mais de um ano, a Sociedade Brasileira de Eubiose criou a série Novos Talentos com jovens músicos e promove regularmente master classes com grandes músicos. Para ampliar as possibilidades de aperfeiçoamento dos novos talentos, criaram agora um espaço para a interpretação na abertura nos Recitais Eubiose.

Programa de Eny da Rocha:

 Frederic Chopin – (1810 – 1849)
                                                         
Noturno op. 48 no. 1 em do menor
 
Fantaisie – Impromptu op.66
 
Estudo op. 10 no. 12 “Revolucionário”
 
Estudo op. 25 no. 11 “Heróico”
 
Berceuse op. 57
 
Balada op. 23 no. 1 em sol menor    
 
Valsa Brilhante op. 34 no. 1  
 
Scherzo op. 31 no. 2              

      
Currículo

Considerada como uma das maiores pianistas brasileiras, Eny da Rocha estreou como solista aos 12 anos de  idade com a Orquestra Sinfônica da Rádio Gazeta, sob a regência do Maestro Armando Belardi.
Diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, na classe da Profa. Maria de Freitas, aperfeiçoando-se mais tarde com o Maestro Souza Lima, quem lhe abriu as portas para o estudo na Europa, onde inicialmente formou-se na classe da renomada pianista Marguerite Long, em Paris, e em seguida na Academia de Música de Viena  sob a orientação do Prof. Hans Graf. Ainda em Viena aperfeiçoou-se com o célebre Prof. Bruno Seidlhofer.
Detentora de inúmeros prêmios em concursos de piano nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o de Artista Steinway nos EUA, Eny da Rocha apresentou-se em recitais e como solista de orquestra no Brasil, Argentina, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Alemanha, Áustria, República Tcheca e Inglaterra. Ministra Master Classes no Brasil e no exterior.
Foi várias vezes Presidente do Soroptimist International de São Paulo. Diretora Cultural do Movimento das Mulheres da Verdade, Presidente da Associazione Culturale dei Mantovani in Brasile e Diretora Cultural da Associazione Lombardi in Brasile, com a finalidade de estreitar os elos entre o Brasil e a Itália.
Em sua discografia destaca-se, entre outros, o CD “Alma Brasileira”, produzido e gravado nos EUA.

Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Os Recitais Eubiose iniciaram em 2011 e já integram a programação erudita da cidade de São Paulo sempre com grandes nomes como os pianistas Eudóxia de Barros, Helena Elias, Eny da Rocha, Fábio Luz, Maria José Carrasqueira, João Antônio Parizotto Filho, Liliane Kans, e o italiano Salvatore Percacciolo; o violinista Luíz Fílip, a violista Thaís Coelho, o violonista Edelton Gloeden, o flautista norueguês Michael George Titt, o violoncelista francês Romain Garioud e os cantores Laura de Souza, Adélia Issa, Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano. Promovem Master Classes com grandes nomes do piano e do canto lírico. Em 2013, promoveram Master Classes com a grande pianista Cristina Ortiz. Dentro dos Recitais Eubiose, a série Novos Talentos, vem ganhando grande importância, como forma de criar a possibilidade de novos talentos se apresentarem em público, a grande maioria pela primeira vez. Ainda com o intuito de promover e auxiliar jovens músicos, firmaram parceria, através da Pianista e Professora Helena Elias, com a Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot para concessão de bolsas de estudos de piano. Na master classe de Fábio Luz, Ingrid Mehlich foi convidada para participar de um festival na Itália. Site: www.recitaiseubiose.com.br 
  

Dia 23 de novembro, sábado, às 20h

Recitais Eubiose
Comemoração dos 60 anos de carreira da pianista Eny da Rocha
Abertura do jovem pianista Helber Fernandes Ribeiro
Apoio da Fondation Franz Liszt.
Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados.
 
Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...