Projeto Grandes Poetas, Grandes Canções - Concerto de Natal
no SESI-SP Paulista com Adélia Issa (Canto) e Edelton Gloeden (Violão)
No programa, canções relacionadas ao Natal e à religiosidade, cantigas de ninar tradicionais de vários países, épocas e estilos, por grandes compositores do século XX.
Dia 17 de dezembro, terça-feira, às 18h, acontece o Concerto de Natal do projeto Grandes Poetas, Grandes Canções, com a cantora Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden, no saguão do SESI-SP (Paulista). No repertório, canções para canto e violão com poemas de grandes nomes da literatura.Grátis!
O projeto Grandes Poetas, Grandes Canções traz a cantora Adélia Issa, acompanhada desta vez pelo violonista Edelton Gloeden, para apresentar um repertório raramente visitado, com canções relacionadas ao Natal e à religiosidade, assim como cantigas de ninar tradicionais de vários países, épocas e estilos, harmonizadas ou reelaboradas por grandes compositores do século XX.
Entre esses compositores estão o espanhol Joaquín Rodrigo (o autor do famoso Concierto de Aranjuez), o argentino Carlos Guastavino, o brasileiroFrancisco Mignone, e o irlandês Denis Apivor, por exemplo. As canções trazem poesias de grandes nomes da literatura mundial, como Lope de Vega, Federico García-Lorca, Juana de Ibarbourou, Carlos Drummond de Andradee Vinícius de Moraes, entre outros.
Adélia Issa e Edelton Gloeden, dois dos mais destacados intérpretes da música de concerto em nosso país, apresentam-se juntos em todo o Brasil e no exterior há mais de 20 anos e, nesse período, ambos vêm se dedicando intensamente à pesquisa e à divulgação de um repertório originalmente escrito para canto e violão.
Programa:
Joaquín Rodrigo (1901-1999)
Villancicos
Pastorcito Santo (Lope de Vega)
Coplillas de Belén (Victoria Kamhi)
Aire y Donaire (Victoria Kamhi)
Llobet/ Segovia (adaptação)
El noi de la mare (cantiga de ninar catalã) - violão solo
Carlos Guastavino (1912-2000)
Por los campos verdes de Jerusalém (Juana de Ibarbourou)
Hekel Tavares (1896-1969)
Cantiga de Nossa Senhora (Luiz Peixoto)
Agustín Barrios (1885-1944)
Villancico de la Navidad - violão solo
Francisco Mignone (1897-1986)
Nana (cantiga de ninar)
O que fizeram do Natal (Carlos Drummond de Andrade)
Denis Apivor (1916-2004)
Hush-a-ba-burdie (cantiga de ninar escocesa)
Virgen con Miriñaque (Federico García-Lorca)
Allan Willcocks (1869-1956)
The bells of Notre Dame
Choral - violão solo
Rafael Rodriguez Albert (1902-1979)
Cantarcillo (Lope de Vega)
Ernst Mahle (1929)
Queixa da Moça Arrependida (Ribeiro Couto)
Natal (Vinícius de Moraes)
Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, Adélia Issa iniciou seus estudos de canto com Herminia Russo em São Paulo, prosseguindo-os na Manhattan School of Music, em Nova York. Participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York e, em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
Apresenta-se regularmente em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.
Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor, e também na primeira audição brasileira de Strophen, do polonês K. Penderecki, com regência de Fábio Mechetti.
Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mário de Andrade) para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), Missa, interpretando obras do barroco mineiro, com regência de Naomi Munakata (Petrobras), e Sons das Américas, com o Núcleo Hespérides (Selo SESC), onde interpreta a primeira gravação feita no Brasil da Suite para Voz e Violino de Heitor Villa-Lobos.
Paralelamente à sua atividade de intérprete, Adélia Issa vem atuando há vários anos na produção, organização, execução e direção de projetos musicais em todo o Brasil. É sócia-diretora da empresa Eclat Promoções Artísticas Ltda.
Em 2013 participou do V Festival Leo Brouwer em Havana, Cuba, interpretando obras deste compositor e de autores brasileiros.
Um dos mais destacados músicos brasileiros da atualidade, o violonista Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola, Sérgio Magnani e Abel Carlevaro.
Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes.
Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Vale Vêneto, Guaratinguetá e João Pessoa.
Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20 para violão solo (EGTA) e, com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento, Essência do Brasil e Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA). Sua mais recente gravação é o CD Sons das Américas para o selo SESC, com o Núcleo Hespérides, onde interpreta a obra Tríptico, para dois violões, do cubano Leo Brouwer.
Em 2008, 2009 e 2011, foi diretor artístico do Festival Leo Brouwer em São Paulo, com a presença deste artista e de vários nomes importantes do violão internacional.
Em 2013 participou do V Festival Leo Brouwer em Havana, Cuba, interpretando obras deste compositor e de autores brasileiros.
Serviço:
Concerto de Natal
Projeto Grandes Poetas, Grandes Canções
Adélia Issa (canto) e Edelton Gloeden (violão)
Contemplado no Edital SESI Música 2013
Dia 17 de dezembro, terça-feira, às 18h
Teatro do SESI-SP (Paulista)
Av. Paulista, 1313 - Bela Vista, São Paulo
Tel: (11) 3146-7405
Nenhum comentário:
Postar um comentário