10 de junho de 2014

ADRIANA CLIS EM UM BELO RECITAL DE CANTO E PIANO, DIA 21 DE JUNHO

Centro de Música Brasileira apresenta Adriana Clis (canto) e Mauricio Carvalho (piano)




No dia 21 de junho, sábado, às 19h30, o Centro de Música Brasileira (CMB)apresenta o programa Canções Brasileiras com a cantora Adriana Clis e o pianista Mauricio Carvalho na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. No repertório: Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Francisco Mignone, Jayme Ovalle, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda, Villa-Lobos, Villani-Côrtes e Waldemar Henrique. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

Adriana Clis, importante cantora do cenário musical brasileiro, tem como algumas de suas premiações o Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão” (2003), primeiro lugar no Concurso de Canto de Araçatuba (1996), no Concurso Internacional Honorina Barra (Curitiba, 1998) e no Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Nirenberg (RJ, 1999). Venceu também o Concurso Jovens Solistas “Eleazar de Carvalho” (2002) e em 2004 foi uma das finalistas das “Audições para Novas Vozes Líricas” do Teatro Colón (Buenos Aires), onde integrou a temporada de 2005.

Centro de Música Brasileira - CMB comemora 30 anos de existênciapromovendo e divulgando a Música Brasileira Erudita de todas as épocas e estilos. O CMB foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Já realizou 297 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Atualmente é presidido pela pianista Eudóxia de Barros.

Programa Canções Brasileiras:

Adriana Clis mezzo-soprano
Mauricio de Carvalho piano

Jayme Ovalle  (1894-1955)
            - Modinha
           - Azulão

Francisco Mignone (1897-1986)
           - Dona Janaína

Villa-Lobos (1887-1959)
            - Melodia Sentimental

Camargo Guarnieri (1907-1993)
            - Canção Ingênua

Osvaldo Lacerda (1927- 2011)
           - Cantiga n. 1
           - Quando entardece

Cláudio Santoro (1919-1989)
            - Amor em lágrimas 

Ronaldo Miranda (1948)
            - Cantares

Edmundo Villani-Côrtes (1930)
            - Canção de Carolina
            - Casulo
           
Waldemar Henrique (1905-1995)
            - Uirapuru
            - Maracatu
            - Tamba-tajá
            - Abaluaiê

Currículos:

Adriana Clis - mezzo-soprano

Detentora do Prêmio Carlos Gomes 2002, na categoria “revelação”, Adriana tem se apresentado frequentemente como solista junto às maiores instituições musicais do país como: OSESP, OSTM SP, OSUSP, OSB, OPES, OSTM RJ, OER SP, Amazonas Filarmônica e Banda Sinfônica de SP. Sua atuação abrange igualmente a ópera, a música de concerto e a música de câmara.
 Na Europa, apresentou recitais em Bellegarde, Sévres e Paris (França), e em Berlim (Alemanha).
Iniciou seus estudos musicais com sua mãe, a professora Marcilda Clis. Fez curso no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com Klara Kadinskaia (Teatro Bolshoi) e se aperfeiçoou em Milão sob orientação do maestro Pier Miranda Ferraro, da Academia Lírica Italiana.
Suas premiações incluem o Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão” (2003), primeiro lugar no Concurso de Canto de Araçatuba (1996), no Concurso Internacional Honorina Barra (Curitiba, 1998) e no Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Nirenberg (RJ, 1999). Venceu também o Concurso Jovens Solistas “Eleazar de Carvalho” ( 2002) e em 2004 foi uma das finalistas das “Audições para Novas Vozes Líricas” do Teatro Colón (Buenos Aires), onde integrou a temporada de 2005.
Faz um trabalho de música de Câmara ao lado de seu pai, o violoncelista Watson Clis, pianista Gilberto Tinetti e da soprano Gabriella Pace, se apresentando pelo Brasil.
Fez parte das produções de “Die Walkürie” e “A Menina das Nuvens” (SP) e fez o papel título da Ópera “Carmen” de Bizet no Theatro São Pedro (SP) e em 2012, participou da montagem da Ópera “Rigoletto” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Ópera “João e Maria” no Teatro da Paz em Belém.
No ano de 2013 esteve nas produções de “The Racke’s Progress” de Stravinsky e “Cavalleria Rusticana” de Mascagni do Theatro Municipal de São Paulo e protagonizou a “Carmen” de Bizet em Florianópolis.

Mauricio Carvalho - Piano

Natural de São Paulo formou-se em música pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1975 onde obteve premiação - Medalha de Ouro - na categoria piano. Continuou seus estudos com o professor e concertista Alfredo Cerquinho. Participou de vários festivais de música de Campos de Jordão nas categorias piano e cravo. Atua como pianista há mais de 30 anos em eventos, apresentações, integrando diversos grupos musicais, e acompanhando cantores solistas como: Adriana Clis, Saulo Javan, Rubens Medina, Edna de Oliveira, Elayne Caser, Marcelo Vannucci, Agnaldo Rayol e outros. Em 2007 participou na Sala São Paulo junto a Orquestra Sinfonieta Fortíssima, na apresentação da série  “ O Aprendiz de Maestro” – A Flauta Mágica, O Maestro e a Feiticeira, sob a regência do maestro João Maurício Galindo. Na mesma Sala São Paulo, como no Theatro Municipal de São Paulo, no Credicard Hall e em outras salas,  apresentou-se com o Allegro Coral e Orquestra em concertos com Agnaldo Rayol, Toni Garrido, Jorge Durian, entre outros. Junto à mezzo-soprano Adriana Clis e o tenor Saulo Javan, integra o “Trio Cantos do Brasil”, registrando apresentações em diversos municípios do Estado de São Paulo e em outras Capitais.
Ao lado do trompetista Amarildo Nascimento forma o Duo que registra apresentações em auditórios da cidade de São Paulo, Campos do Jordão, Macaé – Rio de Janeiro, levando ao público o repertório de música de câmara para trompete e piano. Integrou a Orquestra Jazz Sinfônica como convidado, no concerto que apresentou  um programa de música de cinema, com a regência do próprio autor Alexandre Desplat.


Dia 21 de junho, sábado, às 19h30
Centro de Música Brasileira (CMB)
Adriana Clis (mezzo-soprano) e Mauricio Carvalho (piano)
Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo.
Local : Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (160 lugares)
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500

Grátis!

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...