11 de junho de 2014

EXCELENTE PROGRAMA SERÁ APRESENTADO DIA 21-6 PELOS PIANISTAS BRASILEIROS FELIPE SCAGLIUSI E GIANCARLO STAFFETTI

Dia 21 de junho, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose apresentam o pianista Felipe Scagliusi. No repertório, obras de Padre Giovanni Batista Martini, Beethoven, Scriabin e Rachmaninoff. Na abertura, a participação do jovem pianista Giancarlo Staffetti. Apoio da Fondation Franz Liszt

Felipe Scagliusi


Dia 21 de junho, sábado, às 20h
Recitais Eubiose
Felipe Scagliusi (Piano)
Participação do jovem pianista Giancarlo Staffetti (Piano)
Apoio da Fondation Franz Liszt.
Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados.

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.

Felipe Scagliusi fez mestrado na Manhattan School of Music em Nova Iorque, onde foi premiado com uma bolsa integral como aluno do Dr. Solomon Mikovsky. Recebeu seu bacharelado em música na Universidade de São Paulo, na classe de Gilberto Tinetti até 2001.

Youtube: Felipe Scagliusi - W. A. Mozart Sonata K 457 in C minorhttp://youtu.be/4uCsQh77CME


Em julho de 2013, Giancarlo Staffetti integrou a Academie International d’été du Grand Nancy - França, trabalhando repertório solo e camerístico na classe da pianista Helena Elias.

Programa de Felipe Scagliusi:

Padre Giovanni Batista Martini – (1706 – 1784)
(Professor de Wolfgang Amadeus Mozart)
Sonata Op. 3 N. 6 em Dó maior
Adagio
Allegro

Ludwig Van Beethoven – (1770 – 1827)
Sonata Op. 57 N. 23 "Appassionata" em Fá menor
Allegro Assai
Andante con moto
Allegro ma non troppo – Presto

Alexander Scriabin – (1872 – 1915)
Sonata-Fantasia Op. 19 N.2 em sol sustenido menor
Andante
Presto

Sergei Rachmaninoff – (1873 – 1943)
Sonata Op. 36 N. 2 (versão 1931)
Allegro Agitato
Non allegro
Allegro Molto

Programa de Giancarlo Staffetti

Sergei Rachmaninoff – (1873 – 1943)
Preludio Op. 32 N.1
Preludio Op. 32 N.10
Preludio Op. 23 N.2

Alexander Scriabin – (1872 – 1915)
Estudo Op. 8 N.12

Currículos

Felipe Scagliusi, nascido na cidade de São Paulo, já é considerado um dos mais destacados pianistas de sua geração no Brasil.
Em temporadas recentes ele deu recitais em salas como Weil Hall – Carnegie Hall; Salle Cortot – Paris, Helsink Music Center, Teatro Solis – Montevideo, Teatro Avenida – Buenos Aires e Belgrade’s City Hall.  Suas colaborações com orquestras incluem a Manhattan School of Music Symphony Orchestra, Bachiana Filarmônica, Filarmonia Santa Catarina e Orquestra Sinfônica de Campinas.
Em março de 2010, seu primeiro CD solo, com obras de Robert Schumann, foi lançado pelo selo inglês Avie Records e recebeu excelentes críticas como “O poder e amplitude são características definidoras do pianismo de Scagliusi” www.theartsdesk.com. Essa gravação foi listada entre as top 20 do mês na Special Classical Charts inglesa.
No Brasil, seus concertos incluíram salas de prestígio como o Theatro Municipal de São Paulo (onde ele tem sido convidado para dar recitais em todas as temporadas desde 2009), Teatro Cultura Artística, Teatro Claudio Santoro, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Espaço Promon e Teatro do SESI.
Ele esteve em turnê em 2006 e 2007 pelo estado de São Paulo tendo uma recepção calorosa do publico e da crítica.  Em 2012 também foi idealizador, curador e intérprete do Música de Agora, Festival em São Paulo no Instituto Itaú Cultural dedicado a jovens compositores brasileiros. Em 2013, como pianista do Epifania Piano Trio, gravou o primeiro CD do grupo inteiramente dedicado à música contemporânea brasileira.
Felipe recebeu seu mestrado da Manhattan School of Music em Nova Iorque, onde foi premiado com uma bolsa integral como aluno do Dr. Solomon Mikovsky. Recebeu seu bacharelado em música da Universidade de São Paulo, onde foi da classe de Gilberto Tinetti até 2001.
Em 2005 depois de participar de uma Master Class do pianista irlandes John O’Conor, Felipe foi convidado para ir a Dublin, continuar seu trabalho com ele.  Em seguida se fixou em Paris (2007 a 2012), onde estudou com professores como Edson Elias e France Clidat na Ecole Normale de Musique, tendo também o privilégio de receber inspiração e aconselhamento do grande pianista Nelson Freire.   

Giancarlo Staffetti – graduando em Composição e Piano Erudito pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nasceu em 5 de Novembro de 1992, na cidade de Ribeirão Preto no interior do estado de São Paulo.
Em 2005, começou seus estudos de piano na “Escola de Música W. Mozart” em sua cidade. Recebeu lições de Piano Erudito, Piano Popular e Composição. Em 2010, ingressou na UNICAMP na modalidade de Composição. No ano seguinte, foi aceito para a classe de piano de Maria José Carrasqueira, com quem segue seus estudos atualmente.
Teve aulas e participou de masterclasses com Flavio Varani, Christian Ruvolo, Julia Kruger, Helena Elias (École Normale de Musique de Paris, Alfred Cortot), Luca Chiantore (Musikeon), Fábio Luz (Fondation Franz Liszt), Cristina Ortiz, Paul Rutman, entre outros. Pianista do Coro “Vozes de Itu”. Desenvolve intenso trabalho no piano solo e camerístico, além de resgate e edição de obras musicais.
Em julho de 2013, integrou a Academie International d’été du Grand Nancy - França, trabalhando repertório solo e camerístico na classe da pianista Helena Elias.


Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...