5 de julho de 2014

2º Festival de Ópera de Ribeirão Preto

2º Festival de Ópera de Ribeirão Preto começa na próxima quarta-feira
A ópera “O Basculho de Chaminé”, de Marcos Portugal, abre a programação do 2º Festival de Ópera de Ribeirão Preto, no próximo dia 11 de julho, no Teatro Minaz.
O 2º Festival de ópera de Ribeirão Preto realizado pela Cia. Minaz acontecerá entre os meses de julho e setembro de 2014, no Teatro Minaz e Teatro Pedro II. Serão montagens de óperas e ópera estúdio, concertos, oficinas e aulas, realizadas por profissionais do Brasil e do exterior.
Em agosto haverá a estreia da montagem da ópera Elixir do Amor de Gaetano Donizetti no Theatro Pedro II com a participação de solistas do Brasil e América Latina, Coral Minaz e Orquestra Sinfônica, regidos pelo maestro Abel Rocha de São Paulo.
Em setembro será a vez de outra estreia da Cia. Minaz, a ópera barroca Acis e Galatea de Händel, com a participação de solistas de Ribeirão e Belo Horizonte e orquestra barroca formada por músicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, dirigidos pelo maestro Mítia D’Acol.
O Basculho de Chaminé é uma ópera ligeira escrita pelo compositor Marcos Portugal (1762 – 1830), na época residente na Itália. Sua estreia deu-se em 1794. Trata-se de uma "comédia de enganos" que descreve a farsa de um barão e um limpador de chaminés (Pieroto) que trocam de identidade. O Barão de Monte Albor, por estar desconfiado de que seu círculo social (Dom Fábio, Dona Flora, Rosina e seu criado, Janino) trama pelo seu mal, associa-se a Pieroto, que deseja viver algumas das regalias da vida de barão. A trama se desenrola a partir dessa farsa inicial, gerando situações cômicas no estilo da commedia dell'arte.


A montagem da Cia. Minaz estreou em agosto de 2013 integrando as atividades do V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto coordenado pelo LAMUS Laboratório de Musicologia da USP em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM). O projeto coordenado pelo LAMUS  foi premiado pelo Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tendo como objetivo promover a prática de extensão universitária mediante parcerias com instituições da cidade de Ribeirão Preto que atuam no campo da produção e educação musical.
A récita integrante do 2º Festival de Ópera de Ribeirão Preto é realizada em comemoração ao 50º aniversário da Faculdade de Ciências Letras de Ribeirão Preto – USP.
Direção musical - Maestro  Ricardo Bernardes (Curitiba/Portugal)
Elenco – Gabriel Locher (Pieroto), Camilo Calandreli (Barão), Gisele Ganade (Dona Flora), Mariana Cunha (Rosina), Ozório Christovam (Dom Fábio), Lucas Curtarelli (Janino)
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Direção Cênica – André Cruz
Cenários e Figurinos – Núcleo de Montagens da Cia. Minaz
Os ingressos para o espetáculo são gratuitos e já estarão disponíveis para retirada na Cia. Minaz.  O Teatro Minaz está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 – 

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...