17 de março de 2015

ABERTURA DA TEMPORADA 2015 DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA

Abertura da Temporada 2015 do Centro de Música Brasileira

Espetáculo “Cantos do Brasil”

No dia 21 de março, sábado, às 20h, acontece abertura da Temporada 2015 do Centro de Música Brasileira (CMB) com o espetáculoCantos do Brasil na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Apresentam-se as cantoras Erika Muniz(soprano) e Mariana Valença (mezzo-soprano) com o pianista Vagner Ferreira. No repertório obras de Camargo Guarnieri, Carlos Gomes, Dinorá de Carvalho, Edmundo Villa-Côrtes, Ernani Braga, Francisco Mignone, Heckel Tavares, Lorenzo Fernandes, Lupicínio Rodrigues, Marcelo Tupynambá, Osvaldo Lacerda, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

Os músicos apresentam composições para Canto e Piano que valorizam diferentes elementos da cultura brasileira, trazendo para a sala de concerto tradições como as modas de viola, as lendas do folclore, as brincadeiras infantis e a cultura negra. Neste programa, cada canção conta uma história.

A proposta das temporadas do Centro de Música Brasileira é diversificar em cada apresentação a variedade de compositores eruditos brasileiros, os instrumentos, a região de cada músico e as diferentes formações. O CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos e foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Já realizou 302 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Atualmente é presidido pela pianistaEudóxia de Barros.
Programa:
Osvaldo Lacerda – Pensamentos (textos de diversos autores)
Waldemar Henrique – Lendas amazônicas (com versos de Antonio Tavernard)
- Curupira
- Foi boto, sinhá
- Tamba tajá
- Matintaperêra
- Uirapuru
Ernani Braga - São João da-ra-rão (tradicional)
Edmundo Villani-Côrtes - Papagaio azul (letra e música de Villani Côrtes)
Dinorá de Carvalho – O Pipoqueiro (pregão)
Osvaldo Lacerda – O ron-ron do gatinho (poesia de Ferreira Gullar)
Francisco Mignone – Cantiga de ninar (versos de Sybika)
Mozart Camargo Guarnieri – Ponteio nº 44 (Desconsolado)
- Ponteio nº 49 (Torturado) – solos de piano por Vagner Ferreira
Heitor Villa-Lobos – Adeus ema (tema popular)
Heckel Tavares – Banzo (palavras de Murillo Araújo)
Lorenzo Fernandes – Essa negra fulô (poema de Jorge de Lima)
Tradicional - A casinha pequenina (arranjo de Radamés Gnattali)
Antonio Carlos Gomes - Quem sabe (texto de Bittencourt Sampaio)
Lupicinio Rodrigues – Felicidade (letra e música de Lupicinio Rodrigues)
Marcelo Tupynambá – Maricota sai da chuva (texto de José Eloy)

Próximo concerto:

18 de abril - Duo Gretchen Miller (violoncelo) e M.Elisa Risarto (piano)

Currículos:

Erika Muniz, soprano, nasceu no Rio de Janeiro, onde cursou o Bacharelado da UFRJ e estudou Canto com Sônia Dumont e Inácio de Nonno. Atualmente tem como orientadora Isabel Maresca. É cantora do Coro da OSESP desde 2008, preparadora vocal do Coral da Gente e professora de Canto Lírico do Instituro Bacarelli.
Mariana Valença, mezzo-soprano paulistana, é Bacharel em Canto pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, integrante do Coro da OSESP desde 1994, e orientada atualmente por Isabel Maresca. Estudou Canto anteriormente com Benito Maresca, Leilah Farah, Martha Herr, Lenice Prioli e Jeller Filipe.
Vagner Ferreira, pianista, é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Performance e Pedagogia pela Penn State University. Atualmente é músico contratado da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.


Serviço:

Dia 21 de março, sábado, às 20h
Centro de Música Brasileira (CMB)
Espetáculo Cantos do Brasil
Cantoras Erika Muniz (soprano) e Mariana Valença (mezzo-soprano), Pianista Vagner Ferreira
Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo.
Local : Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (160 lugares)
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500
Grátis!

Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416, pelo e-mailmiriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...