10 de outubro de 2015

CONCERTO EM HOMENAGEM A NILSON LOMBARDI

O Centro de Música Brasileira faz homenagem ao compositor Nilson Lombardi


No dia 24 de outubro, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira (CMB) faz homenagem ao grande compositorNilson Lombardi com o pianistaFábio Luz na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Além de obras do compositor homenageado o pianista interpretará Antonio Ribeiro, Guilherme Bernstein eOsvaldo Lacerda. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!


Nilson Lombardi trabalhou composição com Camargo Guarnieri. Em 1960 venceu o Concurso de Composição Musical para Piano com o Ciclo Miniatura. Em 1984, participou da fundação do Centro de Música Brasileira.

Fábio Luz é considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração. Ganhou vários prêmios como: Primeiro Prêmio do Concurso Nacional da Bahia em 1977, seguido do Prix International Debussy na França em 1978, ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – “Melhor Recital do Ano”.

A proposta da Temporada 2015 do Centro de Música Brasileira é diversificar em cada apresentação a variedade de compositores eruditos brasileiros, os instrumentos, a região de cada músico e as diferentes formações. O CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos e foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Já realizou 308 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Atualmente é presidido pela pianistaEudóxia de Barros.

Programa:

Nilson Lombardi - Ciclo Miniatura (Toada, Chorinho, Acalanto, Valsa e Baião)
- Homenagem a Ravel
- Homenagem a De Falla

Osvaldo Lacerda - Estudo nº 11

Antonio Ribeiro - Momento nº 21
- Estudo nº 3 – Homenagem a Rachmaninoff

Nilson Lombardi - 12 Ponteios (Moderado, Movido, Agitado, Bamboleado, Com enlevo, Bem articulado, Sentido (homenagem a Debussy), Gingado (homenagem a Nazareth), Plangente, Com sentimento (Homenagem a Villa-Lobos), Homenagem a Camargo Guarnieri e Com arrebatamento)

Temporada 2015:

24 de outubro– piano por Fábio Luz, da Itália, prestando uma homenagem ao compositor sorocabano Nilson Lombardi.

21 de novembro – Recital a 4 Mãos com as pianistas Sylvia Maltese e Paola Tarditi (Itália).

Currículos:

Nilson Lombardi (1926-2008) trabalhou composição com Camargo Guarnieri durante inúmeros anos.
Em 1960 o autor venceu o Concurso de Composição Musical para Piano com o Ciclo Miniatura, composto de Toada, Chorinho, Acalanto, Valsa e Baião. Compôs a série Seis Miniaturas, transcrita para orquestra pelo musicólogo francês Michel Phillipot, que integrou várias temporadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. 

Em 1963, Nilson Lombardi ganhou o primeiro lugar no Concurso de Composição promovido pela Comissão Paulista de Folclore, com Três canções folclóricas. Nesse mesmo ano, sua Toada para cordas foi executada pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência de Camargo Guarnieri.

Em 1964, começou a dar aulas no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí, onde atuou por dez anos.
Em 1966, em Washington, a pianista Eudóxia de Barrosa apresentou o Ponteio nº 3 de Nilson Lombardi.
Em 1984,,foi um dos fundadores do Centro de Música Brasileira e obteve o título de mestre no curso de pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da USP, apresentando a tese Obra e estilo do compositor paulista Camargo Guarnieri.
Teve suas composições interpretadas em recitais e gravadas em disco por Eudóxia de Barros, Attílio Mastrogiovanni, Orlando Retroz, Beatriz Balzi e Fábio Luz. Recebeu o Prêmio APCA de Música Erudita. 
A maior parte das obras de Nilson Lombardi se encontra editada ou gravada em disco.


Fábio Luz é considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração, membro do júri de importantes concursos internacionais, dentre os quais os de Genebra, Casale Monferrato -“Soliva”, recentemente do 28º Concurso Internacional de Composição  ICOMS de Turim, Fabio Luz atuou sob a regência de  Ligia Amadio (2007 com a Orquestra Sinfônica Nacional no 3º Concerto de Villani-Côrtes ), Guilherme Bernstein ( em 2011 no Concerto em sol de Ravel e em 2012 no 2º de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – Rio de Janeiro), além de Baciu, Conta, Oschanitzky, Celibidache, von Abel, Peyretti, Farias, Real, Ostergren, Andreescu, Nanut, dentre outros. Já realizou mais de 800 recitais e concertos: no “Teatro Regio”, no Auditorium RAI, no “Circolo degli Artisti” e no Conservatorio “Verdi” de Turim, nos Festivais “Piemonte in Musica”,  “Torino Settembre Musica”, Società del Quartetto di Bergamo, Bienal de Veneza, Villa Medici “Il Vascello” em Roma, no Conservatório de Bern, no Festival de Konstanz, no Gasteig de Munique (Sala Carl Orff), no Teatro São Carlos de Lisboa, no Lisinsky de Zagreb, etc., além de quase todas as mais importantes salas de concerto brasileiras, de norte a sul. Em 2013 Fabio Luz apresenta-se na Musikschule Konstanz, no Pianofest de Hamburgo, na série Fazioli – La Gioiosa Musa em Treviso, no Auditorio Orpheus de Turim, na Fête du Paradis em Samois-sur-Seine/Fontainebleau/Paris...

Seu imenso repertório compreende as obras integrais de Debussy, Ravel (ele é Mestre em Música Francesa pela Université Musicale Internationale de Paris),  além da grande literatura pianística européia e panamericana, incluindo a Música de câmera. No Brasil sua discografia é produzida pela L’Art– Rio de Janeiro, e seu último CD è dedicado aos 4  Scherzos e  4 Improvisos de Chopin, reeditado na Itália em 2009. Vittorio Viggiano Editore publicou de Fabio Luz o Álbum para a juventude “Il Giardino degli Angeli”, e ainda em 2010 uma coletânea de Doze peças célebres transcritas por ele para piano solo.
Desde o Primeiro Prêmio do Concurso Nacional da Bahia em 1977, seguido do Prix International Debussy na França em 1978, ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – “Melhor Recital do Ano”, grande  parte de sua atividade tem sido dedicada à divulgação de obras de autores contemporâneos (Almeida Prado, Dusan Bogdanovic, Claudio Gregorat, Osvaldo Lacerda, Nílson Lombardi, Willy Merz, Michel Philippot, Marcus Siqueira, Edmundo Villani-Côrtes …) muitas das quais são escritas para ele e cuja análise tem sido tema de suas master classes na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil: Universidades de São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP), Curitiba (Universidade Positivo), Rio de Janeiro (Escola de Música da UFRJ), Kansas, Iowa, Freiburg, Turim, etc. Já desde 2003 suas master classes tem tido lugar  no Castello di Cortanze (Italia). Coordenador a partir de 2006 do departamento de piano da Escola Superior “Città della Musica e del Teatro” em Penne/Pescara/Italia é desde 2010 presidente da  Fundação Franz Liszt, com sede na França.
Discografia completa, edições e programas da temporada no site  www.fabioluz.eu


Serviço:

Dia 24 de outubro, sábado, às 20h
Centro de Música Brasileira (CMB)
Homenagem ao compositor Nilson Lombardi
Recital do pianista Fábio Luz
Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo.
Local : Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (160 lugares)
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500
Grátis!

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...