No dia 17 de setembro, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta o Festival Antonio Ribeiro e o duo de canto e piano comSandro Bodilon (barítono) e Scheilla Glaser (piano) na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Participam doFestival Antonio Ribeiro as pianistas Rosana Civile, Scheilla Glaser eMiriam Braga, o cantor Sandro Bodilon e o saxofonista Erik Heimann Pais. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!
Antonio Ribeiro (1971) possui mais de 150 obras compostas para diversos gêneros e formações, dentre as quais se destacam a música para piano, a canção de câmara e a obra coral. Suas obras são apresentadas em palcos do Brasil e do exterior (Argentina, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, EUA, Portugal, França, Finlândia, Áustria, Itália, Grécia). Foi laureado pelo Concurso Ritmo e Som (1995) e pela FUNARTE (Melhor Obra Vocal de 2007), dentre outros prêmios. Em 2014, teve estreias na Áustria, Itália e Grécia.
Nascido em Minas Gerais, em 1971, Antonio Ribeiro iniciou seus estudos de música ao piano em São Paulo com Maria Arruda, discípula de Mário de Andrade. É formado em piano pela Escola Municipal de Música de São Paulo. É graduado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Cursou História da Arte Renascentista na escola do Palazzo Guadagni em Florença, Itália. Estudou com Osvaldo Lacerda, fundador do Centro de Músiac Brasileira, e por intermédio dele se tornou o último aluno de Composição de Camargo Guarnieri. Tomou parte de importantes Festivais de Música nos quais participou de master-classes com Pierre Boulez (França), Hans Ulrich Humpert (Alemanha) e Henri Gorecki (Polônia).
O duo de canto e piano com Sandro Bodilon e Scheilla Glaser vão interpretar obras de Antonio Ribeiro, Fernando Cupertino, Luciano Gallet e Osvaldo Lacerda. O compositor Luciano Gallet foi objeto de dissertação de Mestrado de Bodilon na Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
Luciano Gallet – Arrazoar - https://youtu.be/kz2vxD8m_Wo
O Centro de Música Brasileira foi fundado por Osvaldo Lacerda e é uma sociedade civil sem fins lucrativos com o objetivo de difundir a música erudita brasileira. O CMB procura diversificar repertório, grupos e instrumentos em suas apresentações. Atualmente é presidido por Eudóxia de Barros.
Programas:
1 ª Parte:
Duo de canto e piano com Sandro Bodilon e Scheilla Glaser
Osvaldo Lacerda (1927–2011) – Texto popular anônimo - Trovas II
I – Eu quero bem...
II – Chamaste-me tua vida...
III – Se tu fosses pé de pau...
IV – À noite, quando me deito...
V – Fui no livro do destino...
Fernando Cupertino (1959) – Trovas de autores diversos
Contrastes Do Amor
Trovas
Saudade
Luciano Gallet (1893-1931) - A Partida (texto de Silva Ramos)
A Perdiz Piou no Campo (Folclore)
Infância Brasileira (texto de Murillo Araújo)
Ai, Que Coração (texto de Mário de Andrade)
Pai do Mato (Folclore)
Bambalelê (Folclore)
Acorda, Donzela! (Folclore)
Xangô (Folclore)
Pai do Mato (Folclore)
Bambalelê (Folclore)
Acorda, Donzela! (Folclore)
Xangô (Folclore)
2ª parte:
Festival Antonio Ribeiro
Canto e piano com Sandro Bodilon e Scheilla Glaser
Quadrinhas - canto e piano (1ª audição)
O coração - canto e piano (1ª audição)
Poema dos olhos da amada - canto e piano
Triste Bahia - canto e piano (1ª audição)
Canto e piano com Sandro Bodilon e Scheilla Glaser
Quadrinhas - canto e piano (1ª audição)
O coração - canto e piano (1ª audição)
Poema dos olhos da amada - canto e piano
Triste Bahia - canto e piano (1ª audição)
Piano Rosana Civile
Cantigas de solidão (1ª audição)
Momentos - seleção do 1* caderno
Cantigas de solidão (1ª audição)
Momentos - seleção do 1* caderno
Saxofone, Erik Heimann Pais e piano, Miriam Braga
Seresta - versão para saxofone e piano
IV Miniaturas - versão para saxofone e piano
Seresta - versão para saxofone e piano
IV Miniaturas - versão para saxofone e piano
Temporada 2016 do Centro de Música Brasileira:
17 de Setembro:
Festival Antonio Ribeiro (participantes: pianistas Rosana Civile e Míriam Braga; e o saxofonista Erik Heimann Pais)
Sandro Bodilon (barítono) e Scheilla Glaser (piano)
Festival Antonio Ribeiro (participantes: pianistas Rosana Civile e Míriam Braga; e o saxofonista Erik Heimann Pais)
Sandro Bodilon (barítono) e Scheilla Glaser (piano)
22 de Outubro:
Cristiane de Leon (violino) e Valdilice de Carvalho (piano)
In Tempori Duo (Eliana e Carlos Sulpicio - Percussão e Trombeta)
Cristiane de Leon (violino) e Valdilice de Carvalho (piano)
In Tempori Duo (Eliana e Carlos Sulpicio - Percussão e Trombeta)
19 de Novembro:
Antonio Carlos Magalhães (cravo)
Maria José Carrasqueira (piano)
Currículos dos músicos de setembro:
Antonio Ribeiro (1971 - MG) estudou com Camargo Guarnieri (de quem foi o último aluno), Osvaldo Lacerda e Flo Menezes. Possui mais de 150 obras compostas para diversos gêneros e formações, dentre as quais se destacam a música para piano, a canção de câmara e a obra coral. Suas obras são apresentadas em palcos do Brasil e do exterior (Argentina, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, EUA, Portugal, França, Finlândia, Áustria, Itália, Grécia). Foi laureado pelo Concurso Ritmo e Som (1995) e pela FUNARTE (Melhor Obra Vocal de 2007), dentre outros prêmios. Participou de várias edições da Bienal de Música Contemporânea Brasileira (RJ), Festival Música Nova e Bienal Internacional de Música Eletroacústica (SP). É frequentemente convidado a ser jurado de concursos, como os prestigiosos Pré-estreia (TV Cultura), Canta Brasil (Córdoba, Argentina) e Concurso Franz Liszt (Turim, Itália). Apresentou o programa “Música Didática” na Rádio Cultura FM e foi coordenador pedagógico do Instituto Baccarelli. Em 2015, recebeu a Grã Cruz da Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU pelos serviços prestados à música e ao congraçamento dos povos. Ainda em 2015, participou como palestrante convidado da II Conferência Internacional Multiorquestra realizada pelo British Council, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. Atualmente é sócio do Centro de Música Brasileira professor na Faculdade Cantareira, Vice-Presidente do Núcleo Hespérides – Música das Américas, membro do Conselho Artístico da Fondation Franz Liszt de Paris, assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí e coordenador artístico da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Erik Heimann Pais aperfeiçoou-se sob a orientação de Dale Underwood (EUA) e recebeu em 2003 o título “Licentiate in Saxophone Performance” pelo “Trinity College London”. Atualmente é mestrando na Universidade de Campinas desenvolvendo pesquisa sobre O Panorama Fonográfico do Saxofone no Brasil. Foi premiado em vários concursos nacionais, e atua como músico e solista em bandas sinfônicas desde 1997, tendo tido a oportunidade de trabalhar sob a regência de maestros nacionais e internacionais. Como saxofonista da Orquestra de Sopros Brasileira gravou 09 Cd's e 1 DVD neste último como solista. Organizou junto a Marcos Pedroso o I, II, III, IV e V Encontro Internacional de Saxofonistas que ocorrem desde 2004, no Conservatório de Tatuí onde também foi docente do curso de saxofone erudito, e Coordenador da Área de Sopros. Desde 2006 atua como consultor para a Yamaha Musical do Brasil onde atualmente integra o projeto Sopro Novo Bandas, pelo qual já percorreu onze Estados brasileiros, realizando workshops e recitais. Em 2013 foi artista convidado do I Congresso da Associação Latino Americana de Saxofonistas em San José Costa Rica onde foi eleito integrante do primeiro comitê da organização. Em 2014 recebeu o titulo de Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes. É clinician de saxofone da Yamaha Musical do Brasil e ocupa, desde março de 2008, o cargo de Assessor Artístico do Conservatório de Tatuí.
Miriam Braga é Mestre em Música pela UFRJ e Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus mestres foram H. Alimonda, Pires de Campos, Amaral Vieira, H. Magalhães, J.Klein, M. Tagliaferro, I. Bernette, A. Cohen, B.Flavigny e C.Dobler; E. Ericsson, M. Baret ; J. Ogg e F. Mechetti . Destaca-se sua atuação como solista sob a regência de E.de Carvalho, E. Aguiar, B. Juarez, Garcia Mareco, H.Gregori, E. Beltrami, T. O'neall, D. Sotelo, F.Gimenez, A. Bocchino, G. Bustos.Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, citando: Meridian Records (Inglaterra), pela qual gravou Villa-Lobos numa coleção em três volumes, com a obra integral para violoncelo e piano assim como os três trios para piano e cordas, lançados com grande sucesso de crítica e público no Wigmore Hall em Londres; a Brasiliana nº 11 de Radamés Gnattalli sob a regência de Alceo Bocchino; as Sinfonias I e IV do compositor paraguaio Florentin Gimenez para piano e orquestra. Realizou concertos na América Latina, Estados Unidos e Europa. Tem atuado como pianista residente em festivais Internacionais (cordas, madeiras de orquestra, metais, piano, canto de câmara...) No Conservatório de Tatuí é coordenadora da Área de Música de Câmara e docente da Área de Piano e de Música de Câmara. Atua também como Clinician e Pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas", da Yamaha Musical do Brasil.Em 2015 recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador.
Rosana Civile é pianista graduada no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Estudou com renomados pianistas como Caio Pagano, Beatriz Román, Daisy De Luca, Marcello Mechetti e em cursos de aperfeiçoamento, seminários e master classes no Brasil, Itália e Espanha. Desenvolve intensa atividade como camerista, apresentando-se com músicos nacionais e internacionais nas principais salas de concerto do País. Apresentou-se em recitais solo na França, Suíça, Bélgica e Alemanha, enfatizando o repertório brasileiro. Gravou com Zygmunt St. Kubala o CD Estados D’Alma de música brasileira para violoncelo e piano. Com o Núcleo Hespérides – Música das Américas (Associação Hespérides), do qual é fundadora e presidente, gravou o CD Luminamara - música contemporânea do Brasil, o CD duplo Retratos de Radamés(patrocínio Petrobras), o CD duplo Sons das Américas (selo SESC) e o CD Hõkrepoj, com obras da compositora Kilza Setti (prêmio PROAC 2015).
É pianista do Coral Paulistano Mário de Andrade da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e professora de música de câmara na Escola Municipal de Música. Idealizou e coordenou, nesta escola, as homenagens aos compositores brasileiros Edmundo Villani-Côrtes (em 2010), Savino De Benedictus (2011), Gilberto Mendes (2012), Aylton Escobar (2013), além da Semana Osvaldo Lacerda (2012) e a Semana Camargo Guarnieri (2013).
Sandro Bodilon é natural de São Joaquim da Barra (SP). Mudou-se para capital em 1988 onde diplomou-se bacharel em canto pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Em 1989 iniciou sua carreira musical cantando na ópera “Bastien und Bastienne” de Wolfgang Amadeus Mozart. Estudou com os professores Regina de Boer, Edílson Costa, Jocelyne Gallo, Lenice Prioli, Carmo Barbosa e Caio Ferraz. Em 1995, venceu o Concurso de Bolsas de Estudo da Fundação Vitae e o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em 1997, a convite do governo brasileiro, cantou no Festival de Música Latino-Americana da cidade de Aahrus, na Dinamarca. Em 2004, foi um dos vencedores do Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira promovido pelo Centro de Música Brasileira de São Paulo. Seu repertório inclui óperas conhecidas, tais como A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro e D. Giovanni de Mozart, O Barbeiro de Sevilha de Rossini, Carmen de Bizet, O Telefone a A Médium de Menotti, Madama Butterfly de Puccini, Don Pasquale de Donizetti, entre outras; além dos musicais ShowBoat de Kerns, Candide de Bernstein. É integrante do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo desde 1990 e membro do Núcleo Hespérides de Música das Américas com o qual gravou o CD Música das Américas pelo Selo Sesc e também, neste ano de 2016, o CD “Hokrepoj” com obras da compositora paulista Kilza Setti. Sua dissertação de Mestrado, defendida em julho de 2015 na Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), tendo como orientadora Martha Herr, teve como tema a obra vocal do compositor Luciano Gallet.
Scheilla Glaser é uma pianista paulista. Bacharel em Piano e Mestre em Música (UNESP) e Especialista em Fundamentos Psicopedagógicos da Arte e da Comunicação (Mackenzie). Leciona piano na Escola Municipal de Música de São Paulo e atua como correpetidora na EMESP. É autora do livro O ensino do piano erudito: um olhar rogeriano. Estudou piano com Antonio Bezzan, Attílio Mastrogiovanni, Fernando Lopes, Marina Brandão e Cláudio Richerme, e Música de Câmera com Ayrton Pinto e Walter Bianchi. Participou de cursos sob orientação de Maria Regina Luponi Seidlhofer, Belkiss Carneiro de Mendonça, Almeida Prado, Fernando Lopes, e de master-classes com Chain Taub e Roger Vignoles. Ao lado das atividades pedagógicas desenvolve permanente trabalho de música de câmara com instrumentistas e cantores. Gravou com o violinista Davi Graton pelo selo Eldorado (1998) e com a cantora Sandra Félix (Canções Brasileiras) pelo selo Paulus (2000). Foi pianista da Orquestra Juvenil do Estado de São Paulo, pianista preparadora de óperas do Theatro Municipal de São Paulo, pianista ensaiadora do Coral Paulistano do Theatro Municipal e pianista da Orquestra de Câmera Brasiliana.
O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.
Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.
Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.
O CMB realizou 315 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.
Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 São Paulo-SP.
Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de São Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.
Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve como prêmio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant´Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. E em 2015, oConcurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda.
Site: http://www. centrodemusicabrasileira. blogspot.com.br/
Site: http://www.
Sua atual Diretoria é assim constituída:
Presidente: Eudóxia de Barros
Vice-Presidente:- Fernando Cupertino
Primeiro Secretário:- Helena Marcondes Machado
Segundo Secretário:- Fernanda Iervolino Rossini
Primeiro Tesoureiro:- Sergio Rossini
Segundo Tesoureiro:- Tomasino Castelli
Conselho Fiscal:
Christina Thornton
Antonio Ribeiro
Carlos Augusto de Souza Lima
Antonio Ribeiro
Carlos Augusto de Souza Lima
Serviço:
Dia 17 de setembro, sábado, às 20h
Centro de Música Brasileira (CMB)
Festival Antonio Ribeiro (participantes: pianistas Rosana Civile e Miriam Braga; e o saxofonista Erik Heimann Pais)
Sandro Bodilon (barítono) e Scheilla Glaser (piano)
Sandro Bodilon (barítono) e Scheilla Glaser (piano)
Local : Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741
Pinheiros - São Paulo
Tel: (11) 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Classificação Livre
Grátis!
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