7 de agosto de 2017

QUINTETO PERSCH SE APRESENTA PELA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO

Músicos tocarão nos 5 acordeões obras de grandes compositores brasileiros como Guerra-Peixe, Gnattali e Nazareth

Dias 24, 25, 26 e 27 de agosto de 2017, de quinta à domingo, às 19h15, a Caixa Cultural São Paulo apresenta o Quinteto Persch, cinco acordeões interpretando belas composições brasileiras. Participação especial do acordeonista e compositor Toninho Ferragutti. A entrada é franca e o patrocínio do show é da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.






Quinteto Persch é formado pelos músicosAdriano PerschAndré MachadoDaniel CastilhosEzequiel de Toni e Luciano Rhoden.
Quinteto Persch apresentará obras de importantes compositores brasileiros -Henrique Alves de Mesquita, Carlos Gomes, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar, Otavio de Assis Brasil e Toninho Ferragutti -, algumas delas registradas em álbum homônimo, o terceiro da carreira deste importante grupo de acordeonistas gaúchos. Lançado em 2015, o CD "Brasileiríssimo" foi imensamente reconhecido pelo Prêmio Açorianos de Música 2015, tendo conquistado 5 troféus nas categorias Melhor Arranjador (Adriano Persch), Melhor Álbum Erudito, Melhor Instrumentista e Melhor Intérprete (Quinteto Persch), Melhor Compositor (Toninho Ferragutti).

Programa

Ernani Aguiar (1950)
Quatro Momentos nº 3
1. Tempo de Maracatu
2. Tempo de Cabocolinhos
3. Canto
4. Marcha

Henrique Alves de Mesquita (1830-1920)
Batuque

Otavio de Assis Brasil (1984)
À Moda Francesa
O Afiador de Faca

Ernesto Nazareth (1863-1934)
Vem Cá, branquinha

Radamés Gnattali (1906-1988)
Pixinguinha (Suíte Retratos)
Pé de Moleque

Carlos Gomes (1836-1896)
O Burrico de Pau

César Guerra-Peixe (1914-1993)
Mourão

Toninho Ferragutti (1959)
Nem Sol Nem Lua
Na Sombra da Asa Branca

Quinteto Persch iniciou suas atividades em 1999, em Porto Alegre, tendo como objetivo difundir o acordeão através da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e propondo-se à exploração do instrumento com repertório erudito.
Completa, em 2017, 18 anos de atividades ininterruptas e é o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e com proposta artística exclusivamente voltada ao acordeão. O Quinteto Persch, durante estes anos, participou de concertos em teatros, auditórios, programações de universidades e grupos orquestrais como a Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara da ULBRA; festivais de música como o XXII Festival Internacional de Música de Belém do Pará, II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas – RS, II Festival Internacional de Acordeon - MG e o III Festival Internacional da Sanfona - Juazeiro - BA. O Quinteto foi contemplado no Projeto Petrobras Cultural 2007 com a gravação do seu primeiro álbum, pelo qual recebeu, em 2009, o Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS, como melhor álbum do gênero erudito, categoria instrumentista.
Foi vencedor do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010, para a realização de turnê na região nordeste do Brasil. Também em 2010, foi selecionado para apresentar-se na 3ª Feira Música Brasil, realizada em Belo Horizonte – MG. Em 2011, o Quinteto Persch foi selecionando nos editais nacionais do BNDES, para apresentar-se no Rio de Janeiro, e da Caixa Cultural Brasília.
Lançou, em 2012, o segundo CD de sua carreira, com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o “Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012 e 2014”, para a realização de concertos em várias escolas públicas do país.
Realizou, em 2013, através do Programa de Intercâmbio do Ministério da Cultura, oficinas e concertos nas cidades de Salto e Montevidéu - Uruguai.
Lançou, em 2015, o terceiro CD, "Brasileiríssimo", no qual interpreta obras de Toninho Ferragutti, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Villa-Lobos.  Desde então, o Quinteto Persch, tem se dedicado à divulgação desse trabalho, que agora chega à capital 

Serviço:
Categoria: Concerto
Quinteto Persch
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Datas: 24, 25, 26 e 27 de agosto de 2017.
Hora: de quinta-feira a domingo, às 19h15
Classificação indicativa: livre
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria, no dia do espetáculo limitado a um par por pessoa, a partir das 9h)
Informações - Tel: (11) 3321-4400
Capacidade: 80 lugares
Duração: 70 minutos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federalpaulista com o patrocínio da Caixa Cultural.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...