9 de outubro de 2018

RECITAL DE VIOLINO, CLARINETE E PIANO NO CMB

Centro de Música Brasileira traz recital de violino, clarinete e piano

No dia 20 de outubro, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta Vagner Ferreira ao piano e o Trio Tokeshi Rosas Bazarian de violino, clarinete e piano no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São PauloGrátis!

Vagner Ferreira obteve diversos primeiros lugares em vários Concursos de Piano no Brasil. No exterior, foi vencedor do Prêmio Solista de Orquestra promovido pela Universidade Estadual da Pennsylvania, tendo participado como solista da temporada 2006 da Penn State Symphony Orchestra nos Estados Unidos, e também vencedor do primeiro prêmio no 2006 PSU Graduate Exhibition pela execução da Sonata nº 1 de Alberto Ginastera. No repertório do recital do CMB interpretará Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos.

Trio Tokeshi Rosas Bazarian é formado por Eliane Tokeshi ao violino, Giuliano Rosas no clarinete e Lidia Bazarian ao piano. Em sua trajetória como instrumentistas e como grupo, o trio sempre inclui obras do repertório tradicional e contemporâneo. Tem estreado obras inéditas e com o intuito de ampliar o repertório para esta formação, solicitando encomendas a compositores atuantes. No repertório, os músicos interpretarão Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda.

Conforme os dicionários Michaeles e Houaiss, clarinete é um substantivo masculino. Osvaldo Lacerda, fundador do Centro de Música Brasileira, utilizava a denominação clarineta.

Programa:

1ª parte:
Vagner Ferreira – piano

Osvaldo Lacerda - Ponteio nº 3

Heitor Villa-Lobos
- Choros nº 5 - Alma Brasileira
- Impressões Seresteiras

Camargo Guarnieri - Sonatina para Piano nº 4 (I - Com Alegria, II – Melancólico e III – Gracioso)
                               
2ª parte:
Trio Tokeshi Rosas Bazarian (violino, clarinete e piano)
Eliane Tokeshi – violino
Giuliano Rosas – clarinete
Lidia Bazarian – piano

Osvaldo Lacerda
- Valsa Choro para clarinete e piano (1962)
- Melodia para clarinete solo (1974)
- Invocação para violino e piano (1972)

Cláudio Santoro - Elegia para violino e piano (1981)

Ronaldo Miranda - Seis fragmentos de um Inverno Solar (2013) para violino, clarinete e piano (Reflexões, Cintilações, Revelações, Ecos, Sombras e Luzes)

Temporada 2018

17 de novembro
Renato Mismetti – canto (barítono)
Maximiliano de Brito – piano
(residentes na Alemanha)

Currículos:

Vagner Ferreira, piano, iniciou seus estudos de música em Mirassol (SP) sob orientação das professoras Márcia Muradi, Soraya Mubarack Oliveira e Zuleica Carvalho Moreira. Em 1993 mudou-se para São Paulo, onde se tornou discípulo do pianista e professor Antônio Bezzan, com quem trabalhou por 5 anos. Concluiu sua Graduação em Música pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, na classe do pianista e professor Dr Nahim Marun. Possui o título de "Master of Music in Piano Performance and Pedagogy" obtido em 2006 pela Penn State University, onde estudou sob orientação do pianista Dr Paulo Timothy Shafer.
Obteve diversos primeiros lugares em vários Concursos de Piano no Brasil. No exterior, foi vencedor do "Prêmio Solista de Orquestra" promovido pela Universidade Estadual da Pennsylvania, tendo participado como solista da temporada 2006 da Penn State Symphony Orchestra (USA), e também vencedor do primeiro prêmio no 2006 PSU Graduate Exhibition pela execução da Sonata n. 1 de Alberto Ginastera.
Pianista atuante no cenário brasileiro, já se apresentou tanto como recitalista, camerista e solista de orquestra em vários teatros do Brasil, EUA e Alemanha.
Em 2015 apresentou-se junto à Symphonieorchester Collegium Musicum Potsdam (Alemanha) sob regência do Maestro Knut Andreas executando obras de Mendelssohn (Rondo Brilliant) e Mignone (3a. Fantasia Brasileira para Piano e Orquestra). Dentre as orquestras brasileiras, teve a oportunidade de se apresentar junto à Petrobras Sinfônica, Orquestra Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Foi coordenador artístico do Concurso Nacional de Piano Mackenzie, promovido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie em 2015. e é coordenador da série de recitais "Música na Capela" também promovida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, instituição à qual está ligado desde 2009.
Atualmente, recebe orientações do pianista e compositor Amaral Vieira.

O Trio Tokeshi-Rosas-Bazarian vem desenvolvendo trabalho camerístico em que explora formações e estilos. Em 2009, lançou o CD ResSonâncias, com o Sonâncias Ensemble, voltado para o repertório de música contemporânea brasileira. Com o Sonâncias, o grupo realizou concertos e masterclasses pelo Nordeste e Centro Oeste do país, tendo se apresentado em Recife, Natal, João Pessoa, Salvador, Cuiabá e Goiânia.
A partir de 2012, seus integrantes foram atraídos pelo ousado e desafiante repertório escrito para trio de violino, clarinete e piano. Abordando e apresentando obras emblemáticas como o trio  Contrastes  de Bartok , a História do Soldado de Stravinski e o Adagio de Berg, o desejo de registrar seu trabalho foi amadurecendo e se concretizou  no  Cd “ Fragmentos de um Inverno Solar”.
Em sua trajetória como instrumentistas e como grupo, o trio sempre incluiu obras do repertório tradicional e contemporâneo. Tem estreado obras inéditas e com o intuito de ampliar o repertório para esta formação, realizado encomendas a compositores atuantes.
O trio tem se apresentado nas principais salas de concerto e séries de música de câmara como: Festival Internacional de Música de Campos do Jordão, CPFL, CCSP e Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, Teatros do SESI ,  teatro do SESC de Goiânia e no Conservatório da UFMG em Belo Horizonte.

Eliane Tokeshi – violino obteve o título de Bacharel em Violino na Unesp. Premiada com uma bolsa do governo brasileiro (CAPES), deu continuidade aos estudos nos EUA na Boston University e na Northwestern University, onde concluiu o curso de Mestrado e Doutorado em Violino respectivamente.
Recebeu diversos prêmios, como o 1o lugar nos concursos Jovens Instrumentistas do Brasil, Jovens Estímulos do Estado de São Paulo e Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, quando atuou sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho. Em 1998, venceu o Concurso de Solistas da Northwestern University.
Como solista, tocou à frente de várias orquestras e apresenta-se também em recitais e concertos de música de câmara. Tem realizado várias estreias de obras, consequência de destacado trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo. Gravou CD com as obras para violino e piano de César Guerra-Peixe pelo selo YB.
Com frequência tem lecionado em festivais, como os de Campos de Jordão, Londrina, Ourinhos e Gramado, e ministrado masterclasses em universidades.  Foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente leciona na Universidade de São Paulo.
Giuliano Rosas - clarinete
Estudou com Sérgio Burgani na UNESP e com Jonathan Cohler na Longy School of Music em Cambridge (EUA), onde concluiu o mestrado. 

Foi premiado em diversos concursos, como o Jovem Solista da Orquestra Experimental de Repertório e o Prêmio Weril. Foi professor nos festivais IX Festival de Jovens Clarinetistas Venezuelanos (Caracas), Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e Música nas Montanhas (Poços de Caldas).

Com o grupo Sonâncias gravou o CD Ressonâncias (selo LAMI), dedicado a obras de jovens compositores brasileiros.  Integrou a orquestra mundial Jeunesses Musicales e as orquestras Jazz Sinfônica e Sinfônica da USP; atualmente é membro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Lidia Bazarian - piano
Desenvolve intensa atividade artística como solista e camerista, no repertório tradicional e contemporâneo.
Seu nome está especialmente ligado à produção da música atual, dos séculos XX e XXI, com estreias e gravações de inúmeras obras contemporâneas brasileiras.
Graduou-se pela USP e fez uma especialização em piano na École Normale de Musique de Paris.                                                                                                                                          Como camerista, pianista do Grupo Novo Horizonte, da Camerata Aberta (prêmio APCA 2010 e Prêmio Bravo! 2012) e do grupo Sonâncias realizou turnês pelo Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão.  Dentre os CDs gravados destacam-se: Paisagem Brasileira (Meridien Records), Trópico das Repetições (selo SESC), Música de Câmara Brasileira (selo LAMI), ResSonâncias ( selo LAMI)  Espelho d’Água (Selo SESC) -Prêmio Bravo! 2012 de melhor Cd de música erudita erudita  e Imaginário (selo LAMI) - seu primeiro disco solo - indicado ao Prêmio Bravo! 2012.
Atualmente é integrante do Trio Tokeshi Rosas Bazarian e do Quinteto Pierrot.

Serviço:

Dia 20 de outubro, sábado, às 20h
Centro de Música Brasileira (CMB)
Vagner Ferreira – piano
Trio Tokeshi Rosas Bazarian (violino, clarinete e piano)

Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Classificação Livre
Grátis!

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...