13 de março de 2019

HOMENAGEM A OSVALDO LACERDA

Abertura da Temporada 2019 do Centro de Música Brasileira em homenagem ao compositor Osvaldo Lacerda

Flauta e piano

No dia 23 de março, sábado, às 20h, acontece a abertura da Temporada 2019 do Centro de Música Brasileira no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. A data seria o aniversário de Osvaldo Lacerda (1927-2011), fundador do CMB. Tocarão em sua homenagem o Duo Cerri-Botelho de Sérgio Cerri na flauta e Flávia Botelho ao piano, e o pianista Renato Figueiredo que foi aluno e grande amigo de Lacerda. Do compositor vão interpretar Momento Musical nº 1, Romântica e Toada Opus 2.  A série conta com o Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São PauloGrátis!


Osvaldo Lacerda foi um grande compositor brasileiro com um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado a sólido domínio das técnicas modernas de composição. Dividiu experiências com Camargo Guarnieri de quem foi aluno por dez anos. Em 1963 estudou nos Estados Unidos comVittorio Giannini e Aaron Copland. Foi membro efetivo da Academia Brasileira de Música, onde ocupava a Cadeira nº 9, cujo patrono é Tomaz Cantuaria.
Ganhou vários prêmios: Prêmio “Melhor Revelação como Compositor em 1962” pela Associação de Críticos do Rio de Janeiro; Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Composição “Cidade de São Paulo” (pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição de Obras Sinfônicas (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962) e Segundo Prêmio no Concurso de Composição “A Canção Brasileira” (promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962); Primeiro Prêmio no Concurso de Composição e arranjos para Coro Misto a Quatro Vozes (promovido pela Universidade Federal da Paraíba, em 1967); Primeiro Prêmio no I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Sopro-Trompa e Fagote (promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em 1984); prêmios APCA nos anos de 1978, 1997, 1981, 1986 e 2012 e Troféu Guarani pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1997. Em 1984 fundou o Centro de Música Brasileira que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira.

O pianista Renato Figueiredo homenageará também a viúva de Camargo GuarnieriVera Silvia Camargo Guarnieri (21.11.1939-7.6.2018) com as obras do compositor: Valsa nº 9, As Três Graças (Acalanto para Tânia, Tanguinho para Miriam e Toada para Daniel Paulo), Estudo nº 8 e os Ponteios números 46 e 48.

Além das composições de Osvaldo Lacerda, os músicos interpretarão obras de Antonio Ribeiro, Ary Ferreira, Aylton Escobar, Breno Blauth, César Guerra-Peixe, Kilza Setti, Rafael dos Santos e Savino de Benedictis.

Programa:

1ª Parte
Duo Cerri-Botelho - Sérgio Cerri (Flauta) e Flávia Botelho (Piano)

Ary Ferreira - Noturno

Savino de Benedictis - Romanza 
                                         
Osvaldo Lacerda - Momento Musical nº 1 e Romântica  

Breno Blauth - Sonata T.5 (Allegro, Andante e Allegro con Brio)

Rafael dos Santos - Tardes Goianas

César Guerra-Peixe - A Inúbia do Cabocolinho

2ª Parte
Renato Figueiredo (Piano)

Antonio Ribeiro - Cartão musical de Natal: adoração dos pastores

Osvaldo Lacerda - Toada opus 2

Kilza Setti - Duas peças para piano (Roda e Tanguinho)

Camargo Guarnieri:
Valsa nº 9
Ponteio nº 46
Ponteio nº 48
As Três Graças (Acalanto para Tânia, Tanguinho para Miriam e Toada para Daniel Paulo)
Estudo nº 8

Aylton Escobar - Sonata

Duo Cerri-Botelho é formado por Sérgio Cerri (Flauta) e Flávia Botelho (Piano). Foi iniciado em 1999 visando à divulgação do vasto repertório de câmara para flauta e piano. Desde a sua criação o Duo Cerri-Botelho tem atuado em diversas cidades brasileiras, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Destacam-se as apresentações nas seguintes séries de música de câmara e festivais: “Quarta Erudita” (Belo Horizonte - Sala Juvenal Dias/Palácio das Artes); “Segunda Musical” (TV Assembleia de Minas Gerais); “Música Comentada” (Escola de Música da UEMG); Série “Destaques” (Rio de Janeiro - Sala Gilberto Freire/FUNARTE); “Mini Festival de Música de Câmara”, “Concertos do Advento” e “Festival de Inverno” (Rio Claro/SP); “Festival de Inverno” (Jacareí/SP); “Concerto no Mosteiro” (Mosteiro de São Bento - Vinhedo/SP); “Arte Explanada” (SESI/MINAS de Uberaba), Projeto Prelúdio e Projeto Intermezzo (UFU – Uberlândia); Festival de Música de Ourinhos – SP, Música na Capela (Universidade Mackenzie), Projeto Tom Maior (USP São Carlos) e Centro de Música Brasileira (Auditório Cultura Inglesa SP), Festival Música Nova. O repertório apresentado pelo Duo Cerri-Botelho é bastante eclético e engloba desde a música barroca até a música contemporânea escrita para flauta e piano, incluindo a música brasileira. Em 2019 o Duo Cerri-Botelho comemora 20 anos de formação.

Renato Figueiredo é solista, camerista, pesquisador de música brasileira e contemporânea, Mestre em Musicologia pela USP, onde defendeu, sob orientação de Flávia Toni, a dissertação “O piano de Miguez: subsídios para um resgate interpretativo” – pesquisa pioneira na qual recuperou e divulgou a obra desse importante compositor romântico. Bacharel e Licenciado em Música também pela USP, é pianista do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.
Deve sua formação pianística a Elisa Capocchi e a Gilberto Tinetti. Nos EUA, aperfeiçoou-se com Robert Brownlee, na Universidade de Houston, Texas. Aconselhou-se ainda com Paul Badura-Skoda, Yara Bernette, Jean Louis Steuerman, Moura Castro, Homero de Magalhães, Caio Pagano, Marco Antônio de Almeida, Achille Picchi e Edmundo Hora. De 2011 a 2014, foi periodicamente a Nova Iorque ter aulas com o grande mestre Germán Diez (discípulo de Claudio Arrau), influência indelével em sua expressão artística.
Realizou primeiras audições mundiais de Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e Antonio Ribeiro (algumas dessas peças a ele dedicadas). Em memória dos 10 anos da morte de Camargo Guarnieri (2003), regeu concertos do Coral Paulistano no Teatro Municipal de São Paulo e, desse compositor, gravou música pianística para a TV Cultura de São Paulo no documentário “Piano e ganzá: o mundo musical de Mário de Andrade”. Seu atento olhar à cultura brasileira o fez enveredar por pesquisa musicológica sobre Mário de Andrade e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, estudando, no IEB-USP, essa correspondência recíproca.
Apresentou-se em diversos estados do Brasil, em recitais e como solista à frente de importantes orquestras sinfônicas, e sua larga prática camerística vem frutificando a colaboração com músicos de excelência, tais como Antonio Del Claro, Sidney Harth e Nai Yuan Hu.
Em turnês pela Áustria, Grécia, Itália e Portugal, o amplo repertório de seus recitais incluiu primeiras audições europeias de compositores brasileiros, tendo também se apresentado, em Milão, como solista à frente da Orchestra Città di Vigevano.
Durante mais de três décadas, desempenhou intenso trabalho pedagógico, contribuindo para a formação das novas gerações de músicos, e alguns de seus alunos já refletem sua influência na Europa, onde estudam e atuam. Sua respeitada atividade artística ampliou o trajeto de seu magistério e o conduziu ao júri de concursos e ao corpo docente de escolas como a Faculdade Cantareira, a Faculdade de Música da FITO, a Escola Municipal de Música de São Paulo, o Conservatório Municipal de Guarulhos, e de festivais em Londrina, Campos do Jordão, Itu, Fortaleza, Juiz de Fora, Tatuí, Hermoupolis (Syros, Grécia) e Santa Margherita Ligure (Gênova, Itália).
Entre 2015 e 2017, dedicou-se a atender honroso chamado de Eudóxia de Barros e empreendeu o registro sonoro de parte substancial da obra pianística de Osvaldo Lacerda, integrando a caixa de 6 CDs lançada por Paulinas-COMEP.

Temporada 2019 do Centro de Música Brasileira:
23 de Março
Duo Cerri-Botelho – Sérgio Cerri (flauta) e Flávia Botelho (piano)
Renato Figueiredo (piano) 
13 de Abril
Clenice Ortigara e Jairo Wilkens (clarinete e piano)
Juliana Starling e Miguel Laprano (canto e piano) – homenagem ao centenário de nascimento de Claudio Santoro
18 de Maio
Yuri Marchese (violão)
Thaíssa Poliakova Cunha (piano)
15 de Junho
Giácomo Bartoloni e Eduardo Monteiro (violão e flauta)
Tânia Guarnieri e Araceli Chacon (violino e piano)
24 de Agosto
Adelia Issa e Edelton Gloeden (canto e violão)
Orquestra Laetare sob regência de Muriel Waldman
21 de Setembro
Trio “Canto Nosso” - Sonia  Goussinsky, Marília Macedo e Fábio  Bartoloni  (canto, flauta doce e violão)
Consuelo Quireze – (piano)
19 de Outubro
Fábio Luz (piano)
Patrícia Endo e Alessandro Santoro (canto e piano) - homenagem ao centenário de nascimento de Claudio Santoro 
16 de Novembro
Festival Nilcéia Baroncelli
Izaias e seus Chorões - participação de Eudóxia de Barros

Serviço:

Dia 23 de março, sábado, às 20h
Centro de Música Brasileira (CMB)
Abertura da Temporada 2019
Homenagem a Osvaldo Lacerda
Duo Cerri-Botelho - Sérgio Cerri (Flauta) e Flávia Botelho (Piano)
Renato Figueiredo (Piano)

Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Classificação Livre
Grátis!






Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...