6 de junho de 2019

Dois duos: Giácomo Bartoloni e Eduardo Monteiro e Tânia Guarnieri e Araceli Chacon

Centro de Música Brasileira apresenta dois duos: Giácomo Bartoloni e Eduardo Monteiro e Tânia Guarnieri e Araceli Chacon

Serão interpretadas obras de 10 compositores eruditos brasileiros
No dia 15 de junho, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira traz dois duos, violão e flauta, violino e piano, no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. Giácomo Bartoloni (violão) e Eduardo Monteiro (flauta) e Tânia Guarnieri (violino) e Araceli Chacon (piano). A série conta com o Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São PauloGrátis!
O duo formado por Giácomo Bartoloni (violão) e Eduardo Monteiro (flauta) já trabalhou junto no quinteto Five Aroundnos anos de 1990 e se reencontraram em 2017 em um Festival de Música no Instituto de Artes da Unesp. O principal objetivo do duo é divulgar a produção nacional. Na apresentação vão tocar Achille Picchi, Breno Blauth, Osvaldo Lacerda, Sérgio Vasconcelos Corrêa, Souza Lima e Villani-Côrtes.
Tânia Guarnieri (violino) e Araceli Chacon (piano) conheceram-se ainda crianças, ambas estudantes de música. O primeiro recital oficial do duo foi em 2010, e a partir dessa data as apresentações se multiplicaram, tanto no Brasil quanto no exterior. O CD Oblatum é o primeiro registro sonoro do duo. As duas vão interpretar Alexandre Schubert, Camargo Guarnieri, Liduino Pitumbeira, Osvaldo Lacerda e Ronaldo Miranda.

Com 35 anos de existência, o Centro de Música Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira. Só nessa apresentação serão interpretadas obras de 10 compositores eruditos brasileiros.

Programa:

1ª Parte
Giácomo Bartoloni (violão) e Eduardo Monteiro (flauta)

João de Souza Lima - Peça para Flauta e violão

Breno Blauth - Enigma

Sergio Vasconcellos Corrêa - Desafio

Achille Picchi - 2 Prelúdios (violão solo)

Osvaldo Lacerda - Improviso nº 2 (flauta solo) e Balada (transcrição de Giácomo Bartoloni)

Edmundo Villani-Côrtes - Cinco Miniaturas (prelúdio, toada, choro, cantiga de ninar e baião)
                                                          
2ª parte:
Tânia Guarnieri (violino) e Araceli Chacon (piano)

Ronaldo Miranda - Moderato Cantabile

Liduino Pitombeira - Fantasia sobre a "Muié Rendera"

Osvaldo Lacerda - Acalanto Pentafônico e Invocação (dedicado à Tania Camargo Guarnieri)

Alexandre Schubert - Só 

Camargo Guarnieri – Cadência e Sonata nº 6 (Tranquilo-Allegro, Misterioso e Grandeoso)
Temporada 2019 do Centro de Música Brasileira:
24 de Agosto
Adelia Issa e Edelton Gloeden (canto e violão)  
Orquestra Laetare sob regência de Muriel Waldman

21 de Setembro
Trio “Canto Nosso” - Sonia  Goussinsky, Marília Macedo e Fábio  Bartoloni  (canto, flauta doce e violão)
Consuelo Quireze – (piano)

19 de Outubro
Fábio Luz (piano)
Patrícia Endo e Alessandro Santoro (canto e piano) - homenagem ao centenário de nascimento de Claudio Santoro 

16 de Novembro
Festival Nilcéia Baroncelli 
Izaias e seus Chorões - participação de Eudóxia de Barros

Currículos:

Eduardo Monteiro – flautista - Desde 1992 é professor de flauta na Escola de Música da UFRJ. Bacharelado em flauta pela Escola de Música da UFRJ na classe de Celso Woltzenlogel, também conta entre seus mestres no Brasil com Carlos Alberto Rodrigues, Norton Morozowicz e Geraldo Moreira. Pós-graduação na Musikhochschule Stuttgart, como bolsista do DAAD na classe de Klaus Schochow. Frequentou também master-classes e aulas particulares com Aurèle Nicolet, Peter-Lukas Graf e Alain Marion. Pesquisa nas áreas de pedagogia da flauta e música contemporânea brasileira para flauta. Pesquisador junto ao Museu de Instrumentos Delgado de Carvalho, da EM-UFRJ. Entre as atividades como músico de orquestra destacam-se: flautista da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC; flautista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; atuação como flautista substituto por duas temporadas na Orquestra da Ópera de Stuttgart, Alemanha; atuações também em outras orquestras no Brasil.

Giacomo Bartoloni - violonista - Natural de São Paulo. Diplomado em Bacharelado/Violão pela FAAM/São Paulo, Mestrado em Musicologia no Instituto de Artes da UNESP/São Paulo, Doutorado em História na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis e Livre-Docência em Violão pelo IA/UNESP. Desempenha imensa atividade como instrumentista, arranjador e compositor. Realizou gravações para várias emissoras de rádio e televisão, além de ter diversos CDs editados no Brasil e na França. Editou vários artigos sobre a história do violão em periódicos especializados, além de editar composições suas no Brasil, na Alemanha e na França. Foi Professor de Violão do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP de 1987 a 2014 e da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco em 2015 e 2016.

Tânia Guarnieri (violino) e Araceli Chacon (piano) conheceram-se ainda crianças, ambas estudantes de música, e já naquela época costumavam passar horas lendo à primeira vista o repertório para violino e piano. Nascidas no Estado de São Paulo, Tânia na capital e Araceli em São José do Rio Preto, durante algum tempo trilharam caminhos paralelos, mas a amizade se manteve firme. Foram se aprimorar nos Estados Unidos, aonde Araceli permaneceu por vários anos; Tânia fixou residência na Europa, continente no qual ainda mora. Iniciaram a carreira profissional separadamente; contudo, assim que se reencontraram o prazer de fazer música juntas renasceu e o duo passou a se apresentar em público sempre com honestidade e profundo amor à arte, valores herdados do pai de Tânia, o compositor Camargo Guarnieri. Seu primeiro recital oficial foi em 2010, e a partir dessa data as apresentações se multiplicaram, tanto no Brasil quanto no exterior.
O CD "Oblatum" é o primeiro registro sonoro do duo.


Serviço:

Dia 15 de junho, sábado, às 20h
Centro de Música Brasileira (CMB)
Giácomo Bartoloni (violão) e Eduardo Monteiro (flauta)
Tânia Guarnieri (violino) e Araceli Chacon (piano)

Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Classificação Livre
Grátis!

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...