2 de novembro de 2006

SERGIO CASOY - LANÇAMENTO DE LIVRO

Sergio é um batalhador pela ópera. Esse lançamento vem preencher uma lacuna sobre as atividades operísticas em São Paulo, na segunda metade do século passado .
Parabéns !

Sergio Casoy lança o livro Ópera em São Paulo 1952-2005

Dia 20 de novembro, a partir das 18h30, Sergio Casoy lança o livro Ópera em São Paulo 1952-2005, uma detalhada retrospectiva de todas as temporadas líricas do período, pela Edusp -Editora da Universidade de São Paulo no Theatro Municipal de São Paulo. Haverá um coquetel até às 21h, seguido de um recital gratuito, dirigido por Vânia Pajares com a presença de Niza de Castro Tank que interpretará o dueto de O Guarani de Carlos Gomes e dos cantores: Marcello Vannucci, Miguel Geraldi, Mônica Martinez, Rubens Medina, Tatiana Aguiar, Tiago Kaltenbacher e Vânia Pajares.

Ópera em São Paulo 1952-2005 é fruto de uma pesquisa de cinco anos, realizada por Sergio Casoy, com os elencos completos de todas as óperas representadas no período, encenadas ou em forma de concerto, nos vários espaços paulistanos que vão desde os teatros mais tradicionais até casas particulares, passando por clubes, estádios de futebol e igrejas.

Além disso, Ópera em São Paulo 1952-2005 detalha as carreiras dos 1353 cantores líricos que se apresentaram durante este período. O livro é enriquecido por entrevistas colhidas pelo autor junto a importantes personalidades do mundo lírico de São Paulo: o crítico João Câncio Póvoa, o soprano Niza de Castro Tank, Vicente Amato Filho, atual dirigente da APAA, o empresário Roberto Gagliotti, o maestro Jamil Maluf e o historiador e o jornalista Lauro Machado Coelho.

É o segundo livro que Sergio Casoy lança em 2006. Em outubro, lançou Óperas e Outros Cantares pela Editora Perspectiva com uma coletânea dos melhores textos do autor, publicados nos programas de sala do Theatro Municipal de São Paulo, do Theatro São Pedro, da Sala São Paulo, do Teatro Amazonas e do Theatro da Paz de Belém, além de material preparado para a Rádio Cultura de São Paulo FM.

Sergio Casoy é estudioso e pesquisador de música lírica há mais de trinta anos. É colaborador da Rádio Cultura de São Paulo FM desde 1990 e atualmente comanda o programa semanal LA CANZONE ITALIANA. Desde 2001, é o autor dos ensaios publicados nos programas oficiais deópera do Theatro Municipal de São Paulo.

Tem atuado também como tradutor de libretos de ópera do italiano para o português, para as legendas dos espetáculos encenados na Sala São Paulo e nos Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ministrou vários cursos e conferências a convite das Secretarias de Cultura do Estado e Município de São Paulo. Em 2005, assumiu, na qualidade de professor conferencista, a disciplina de História da Ópera no curso de graduação da Escola de Música da ECA da Universidade de São Paulo.

Serviço:
Lançamento do livro Ópera em São Paulo 1952-2005
Autor: Sergio Casoy – Editora Edusp
Dia 20 de novembro, a partir das 18h30
Recital às 21hs (Duração – 1h)
Pianista: Vânia Pajares
Grátis
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Pça. Ramos de Azevedo, s/nº
Centro
Telefone bilheteria: (011) 3222-8698

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...