4 de março de 2007

AINDA SOBRE JORGE ANTUNES

Jorge Antunes conclui novo livro
O compositor e pesquisador Jorge Antunes concluiu, em fevereiro, seu novo livro da série Sons Novos, com apoio do Fundo de Artes e Cultura do Distrito Federal. O novo livro é inteiramente dedicado ao aparelho fonador e outras fontes sonoras do corpo humano: "Sons Novos para a Voz".
Em cerca de 230 páginas Antunes apresenta um repertório detalhado da paleta sonora do corpo humano, com análises técnicas de cada modo de execução, referências históricas e muitos exemplos. O vasto universo sonoro inclui não apenas o simples canto, o falseto, o sussurro, o assobio, mas analisa todos os tipos de estalos, palmas, ruídos vocais, gemidos, roncos, suspiros, sibilâncias, passando pelas inovações da música letrista e infinitesimal.
Antunes, além de analisar e fornecer material para treino do canto difônico do povo de Tuva e da Mongólia, apresenta longo capítulo sobre todos os fonemas de todas as línguas do mundo, com suas notações fonéticas internacionais. O trabalho estará saindo do prelo em julho de 2007, pela Editora Sistrum.


Mais cinco peças
A Editora Billaudot, de Paris, encomendou, ao compositor Jorge Antunes, uma série de cinco peças novas para violino e sons eletrônicos pré-gravados. Serão peças didáticas, destinadas a jovens estudantes de violino.
As novas cinco peças serão acrescentadas às dez peças da Série Meninos, que Antunes compôs nos anos 90, para uma nova edição de luxo com 15 obras. A edição gráfica terá anexado um CD com os acompanhamentos eletrônicos e uma gravação completa da obra na interpretação do violinista francês Devy Erlih.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...