6 de março de 2007

ESTELINHA EPSTEIN (1914-1980)


Guardo boas lembranças dos inúmeros concertos dessa pianista nascida em Campinas. Era, como Ana Stela Schic e Yara Bernette, sobrinha do renomado professor de tantos pianistas brasileiros famosos, José Kliass, de quem também me lembro de ver nos corredores do Theatro Municipal. O russo José Kliass estudou com Martin Krauss, discípulo de Liszt. Estelinha foi uma excelente intérprete de Mozart e de Scarlatti.
A foto é de 1946.

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito que você conhecesse a o perfil da eminente pianista e educadora artística de Ribeirão Preto, Orávia Alves Ferreira.
Ela foi amiga de Estelinha,Bernette e tantas outras personalidades maravilhosas.
Visete por gentileza www.oraviaalvesferreira.blogspot.com ou estudioludico.blogspot.com

Cordiais saudações e parabéns pela grande sensibilidade!

Anônimo disse...

Fui um dos ultimos alunos desta maravilhosa professora e pianista na cidade de Aguas de S.Pedro em 79/80 ano em que faleceu.Estelinha solou com Orquestra aos nove anos, um concerto de Mozart em 1924 no Municipal de SP quando ganhou uma bolsa para estudar na Europa do então presidente do estado de S.Paulo, Washington Luis.Em 1928 foi para a Alemanha onde estudou com Arthur Schnabel, o grande prof.e MAIOR interprete Beethoveniano da primeira metade do sec.XX.Em 1933 Estelinha então com 19 anos estava fazendo um grande sucesso em todo o interior da Alemanha;Na mesma época, quando Hitler ascendeu ao poder, nossa pianista estava correndo um grande risco, porisso cancelou os concertos em Berlim, visto que era de descendencia Judaica, e estava embarcando de volta com o seu belo Bechstein, presente do W.Luiz,quando quase foi presa pela Gestapo; sorte teve pois estava também embarcando o emb.Osvaldo Aranha, o qual conhecia nossa pianista, imediatamente socorrendo-a e liberando seu passaporte, evitando assim a prisão.
Essas e muitas Historias desta grande pianista campineira ouvi da propria mestra, que me ensinou a ser um artista e também muitas boas maneiras, conselhos que até hoje tem me guiado. UM GRANDE ABRAÇO E MUITO OBRIGADO POR LEMBRAR DE MINHA QUERIDA MESTRA.
LUIZ CLAUDIO MORATO DO CANTO,pianista, organista e tecladista em Piracicaba SP

José Carlos Neves Lopes disse...

Fico feliz em ver aqui postadas lembranças dessa grande e simpática pianista. que tive a felicidade de ver tocando.

Unknown disse...

Fui aluno de Estelinha Epstein em 1972 e tinha aulas no apartamento dela, onde morava com o marido, na Rua Apa, em São Paulo. Gostei muito de ouvi-la também tocando o Concerto nº 1 de Mendelssohn para piano e orquestra no Teatro Municipal de São Paulo nos anos 60. Lembro-me também de um artigo publicado na Folha da Manhã no início dos anos 60 (eu era bem jovem...mas consigo lembrar...) Tenho dela lembranças de ouvi-la tocar como "bis" de seu concerto de Mendelssohn com orquestra uma Valsa de sua autoria, que ela dizia ser de estilo "cinematográfico, mais ou menos"...ela era também compositora, embora não creio que ela tenha passado essa composição para o papel, embora tenha me dito que ela era capaz de fazê-lo se assim o quisesse. Será que alguém tem a partitura dessa Valsa ? Também procuro seu LP com as Cirandinhas de Villa-Lobos. O Outro LP dela eu tenho, 2 exemplares, com 2 capas diferentes, contendo obras de autores brasileiros e também obras de Mozart (Variações Duport); Padre Soler (Sonata em Ré Maior) e Sonata em dó Maior de Galuppi numa versão que não é original, mas é muito bonita e interessante, tirada dos "Antichi maestri Italiani - Sonate", esdição essa que eu procuro sem achar, assim como o LP das Cirandinhas !!!

Anônimo disse...

Estudei com Estelinha Epstein em1978\79 em seu pequeno apart.na rua Apa.Ela me ajudou muito como profa e como amiga.Eu era muito jovem,tinha muitos problemas familiares com meus pais e ela foi quem me deu forças na época para vencer estes obstáculos e me fez sentir mais segura.Eu amava o piano e o que pude aprender com ela foi uma luz que vou levar sempre comigo.Seus olhos eram muito azuis e de uma doçura sem igual...Ela estará sempre em meu coração..Márcia

Anônimo disse...

Dick Farney foi aluno desta magnifica professora.

Ricardo Milanese disse...

Finalmente achei o LP das "12 Cirandinhas de Villa-Lobos". Também achei um CD com uma Sonata de Beethoven em gravação feita ao vivo na Sala Cecília Meirelles nos anos 50...

Anônimo disse...

gostaria de entrar em contacto com ex alunos de Estelinha,pois eu também estudei com ela.Obrigada marpozzan@bol.com.br

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...