19 de abril de 2007

Franz Schreker

Ópera de Franz Schreker , “Der ferne Klang”, tem estréia em forma de concerto na Avery Fischer Hall, de NY.

2 comentários:

Unknown disse...

É uma alegria ver Schreker, um dos compositores mais originais do período decadentista neo-romântico, sendo redescoberto. Anda circulando por aí, em DVD, a montagem de "Die Gezeichneten" (Os Estigmatizados), apresentada em Salzburgo, com a regência do Jan Latham-König. E agora, pela primeira vez nos EUA -- ainda timidamente em versão de concerto, mas isso é melhor do que nada -- a apresentação da "Ferne Klang" (O Som Distante). É claro que é mais uma iniciativa de Leo Botstein, que anda fazendo o diabo para resgatar o repertório desse início de século XX. Foi ele quem tirou do semi-esquecimento "Die Liebe der Danae", de Richard Strauss, fazendo dela a primeira gravação comercial. Antes, para conhecê-la, era necessário recorrer à gravação pirata de Clemens Kraus -- a estréia em Salzburgo, após a morte de RS. Hoje, graças ao pioneirismo do Botstein, já existem duas gravações oficiais de "Danaé". Recomendo entusiasticamente tentarem conhecer a música de Schreker, em particular as suas óperas: de "Ferne Klang", "Gezeichneten" e "Schatzgräber" (Caçadores de Tesouros) existem gravações comerciais. Ao lado de Franz Schmidt, Alexander von Zemlinsky, Erich Korngold -- e a esse grupo eu acrescentaria também Siegfried Wagner -- Franz Schreker é um dos grandes representantes da vertente neo-romântica de início do século XX. Foi uma injustiça ele ter sido duplamente enterrado pelos nazistas e pelo establishment dodecafônico. Resta, agora, torcer para que, um dia, "O Som Distante" seja encenado e lancem o DVD!

José Carlos Neves Lopes disse...

Concordo plenamente Lauro, temos muitas obras de qualidade nesse período que precisam retornar ao repertório das casas de ópera. Também recomendo o DVD que apresenta Die Gezeichneten" (Os Estigmatizados. Além de uma música muito bonita e de qualidade , a produção é excelente.

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...