21 de maio de 2007

Rosalind Plowright



A soprano aniversaria hoje: Rosalind Plowright (1949).

2 comentários:

Unknown disse...

Vi, tempos atrás, a transmissão, pela BBC, da "Valquíria" montada pelo Covent Garden (foi uma cópia em DVD que o André Heller me trouxe de Londres). É muito interessante, naturalmente, o Wotan feito pelo Bryn Terfel (foi a récita em que ele estava bem, antes da indisposição que o fez ser substituído). Mas o que realmente me impressionou foi a Fricka da Rosalind Plowright -- uma Fricka de soprano dramático, em vez de um mezzo de estilo germânico, com uma enorme intensidade dramática. Ela consegue realmente transmitir toda a indignação represada da mulher que vem sendo traída e desprezada pelo marido há muito tempo e, de repente, consegue pegá-lo pela palavra e encantoá-lo numa situação sem saída, que o força a aceitar uma decisão que não deseja. Quando a cena termina, o olhar de superioridade que ela lança a Brünhilde, com quem cruza na porta, ao sair, vale o filme! Plowright é realmente uma grande atriz. Não sei se você conhece a Desdêmona que ela faz no "Otello" do Mark Elder, de 1986, cantado em inglês. O fato de a tradução aproximar-se o mais possível do texto original confere um sabor muito especial a esse "Otello" não-italiano. E ela está ótima. Assim como está fabulosa na "Maria Stuart", também em inglês, com a Janet Baker. Sai faísca da cena do encontro das duas rainhas!

José Carlos Neves Lopes disse...

Infelizmente não cheguei a ver nenhuma dessas duas gravações somente a conheço de Maria stuart e daquele Il Trovatore com o Bonisolli, em Verona.

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...