22 de outubro de 2008

RODELINDA, DE HANDEL


"Rodelinda"(1725) é uma das melhores ópera de Handel. Foi muito apreciada na época de sua composição e continuou sendo representada nos séculos seguintes. A história contém ingredientes que dão todo tempero a uma boa ópera: ambição, fidelidade ciúme, amores não correspondidos, lealdade.
Há duas versões em dvd: a de Glyndebourne e a da Ópera Estatal da Bavária.
Na primeira temos Anna Caterina Antonacci no papel título e a presença do excelente contratenor Andreas Scholl . Não obstante minha admiração por Antonacci, à sua voz faltam os agudos que o papel requer. Sou francamente mais favorável à versão de Berlim:
Rodelinda · Dorothea Röschmann
Bertarido · Michael Chance
Grimoaldo · Paul Nilon
Eduige · Felicity Palmer
Unulfo · Christopher Robson
Garibaldo · Umberto Chiummo
Bavarian State Orchestra
Conductor: Ivor Bolton
Röschmann e Palmer têm um desempenho vocal e cênico de primeira. O tenor dessa versão também superior ao da de Glyndebourne. Christopher Robson também cênica e vocalmente dá destaque ao papel do fiel Unulfo.
A opção da direção de cena foi transportar a história para a contemporaneidade, tendência que está predominando nas versões das óperas de Handel. Uma iluminação de muito bom gosto nos dá, em certos momentos, a impressão de estarmos vendo um filme noir. A direção de vídeo trabalha com grandes planos e closes que dão a certos momentos da encenação uma dimensão que ao espectador de teatro é negada.
Enfim, uma excelente opção para essa obra importante de Handel.
FARAO CLASSICS D108060 [2 DVDS: 203:00]











Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...