28 de julho de 2013

VIOLÃO COM AULUS RODRIGUES E FRANCIEL MONTEIRO

Aulus Rodrigues e Franciel Monteiro são os convidados do Movimento Violão de julho


 
             No próximo dia 27 de julho, o Movimento Violão recebe os violonistas Aulus Rodrigues e Franciel Monteiro no Teatro Minaz.
            Aulus Rodrigues é considerado um dos mais promissores violonistas brasileiros da nova geração, o mineiro de São Gonçalo do Rio Abaixo, iniciou seus estudos musicais ainda criança, em sua cidade natal. Venceu os mais importantes concursos de violão do país como o Concurso Nacional de Violão Musicalis e Concurso Nacional de Violão Souza Lima, em São Paulo, e o Concurso Internacional de Interpretação Violonística, em Teresina.
         Aulus Rodrigues já se apresentou nas principais capitais brasileiras, em eminentes teatros como a Sala São Paulo e o Palácio das Artes e já realizou recitais pelas séries Jovem Músico BDMG e Segunda Musical (Belo Horizonte), Música no Museu (Rio de Janeiro) e Violão no MASP (São Paulo).
Como solista orquestral Aulus, tocou com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob a regência dos maestros Roberto Tibiriçá e João Maurício Galindo.Paralelamente à sua carreira de solista, Aulus mantém uma intensa atividade camerística atuando em conjuntos de violão como o Duo Leque Harmônico e o Quarteto Corda Nova e em duo com a soprano Nívea Raf.
            Franciel Monteiro, freqüentemente, tem sido considerado um fiel e expressivo interprete, com uma musicalidade excepcional que capta a atenção dos espectadores com sua deslumbrante facilidade técnica. 
Franciel Monteiro é formando em música com habilitação em violão erudito pela Faculdade Alcântara Machado – FAAM onde estudou com o Professor Henrique Pinto. Na mesma época, Monteiro também teve aulas particulares de violão popular com Camilo Carrara, focando em música Brasileira. De 2008 a 2010 frequentou aulas particulares com Fabio Zanon.
Já se apresentou como solista em festivais importantes tanto no Brasil como no Exterior, como o 40º Festival internacional de inverno de Campos de Jordão, 5thFENAVIPI, 1er Festival y Concurso Internacional de Guitarra de la Paz, 2º Concurso Internacional de Violão Vital MedeirosFestival Leo Brouwer e no mais tradicional evento de violão clássico em São Paulo; Seminário Nacional  de Violão Souza Lima.
            Como músico de câmara, Franciel tem compartilhado sua música com diversas formações cameristica como violão/violino, oboé/violão, flauta/violão, quarteto de cordas/violão, cravo/violão e orquestra de câmera/violão.
Atualmente, Monteiro tem gerenciado sua carreira como concertista, camerista e professor, e aperfeiçoando seus estudos na Alemanha sob orientação de Tilman Hoppstock.
            Os violonistas Aulus Rodrigues e Franciel Monteiro irão ministrar um Master Class às 16 horas no dia 27 . As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cia.minaz@minaz.com.br. Tanto o Master Class quanto o Concerto serão oferecidos gratuitamente ao público, pois, a série é realizada através de projeto do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura).
            No concerto serão apresentadas canções de Giulio Regondi, Bach, Richard Wagner, Fernando Sor, entre outros. O Teatro Minaz está localizado na Rua Carlos Chagas, 273- Jardim Paulista. Mais informações pelo telefone (16) 3941.2722.
 
Sobre o Movimento Violão
            O Movimento Violão, criado pelo violonista Paulo Martelli, acontece há dez anos na cidade de Araraquara, e há cinco anos foi abrigado pelas cidades de Ribeirão Preto e São Paulo, tornando-se a única série de concertos mensais gratuitos na história neste formato. Em 2007 lançou o 1º CD da série, em 2010 o 1º DVD do projeto, que passou a ser atração das unidades do SESC em São Paulo, tendo todos os concertos dessa temporada gravados e exibidos pelo SESC TV num programa que leva o nome do projeto. Em 2011 foi lançado o segundo DVD da série. Nestes anos, o Movimento Violão ajudou a divulgar, criar e satisfazer o público com seus concertos gratuitos, tendo como convidados os mais importantes profissionais do gênero, entre eles: Franz Halasz (Alemanha), Jorge Caballero (USA), Cecília Siqueira (Uruguai), Marco Pereira, Fabio Zanon, Paulo Belinatti, Weber Lopes, Duo Siqueira Lima, Brasil Guitar Duo, Geraldo Ribeiro, Paulo Martelli, Edelton Gloeden, Fábio Zanon, Eduardo Meirinhos entre outros. Na temporada 2012, a série recebeu grandes nomes do violão como Duo Assad, Carlos Barbosa, Pablo Marques. Todos os concertos foram registrados para gravação do DVD da temporada que aconteceu no Teatro Minaz e os concertos apresentados no SESC em São Paulo têm programa na TV SESC.
 
 
 
SERVIÇO
Movimento Violão – André Simão e Glauber Rocha
Concerto

Data: 27/07 
Horário: 20h30
Local: Teatro Minaz (Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista)
Ingressos: Gratuitos

 
 
Masterclass
Data: 27/07

Horário: 16 horas
Local: Teatro Minaz - (Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista)
Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...