24 de maio de 2012

ROBERTO SZIDON, (1941-2011) PIANISTA BRASILEIRO

Graças ao acervo do “Estadão”, desde hoje disponibilizado on-line, fiquei sabendo da triste notícia da morte do pianista brasileiro Roberto Szidon, ocorrida em Dusseldorf (22 de  dezembro de 2011), aos 70 anos, em decorrência de um ataque cardíaco. Num artigo publicado em 22/12, João Luiz Sampaio comentou a carreira desse grande pianista.
Eu faço parte da geração que assistiu ao desabrochar de sua carreira, nos finais de anos 1960. Fã da Orquestra Filarmônica de São Paulo, cujas apresentações no TUCA (PUC) aos sábados à tarde eu não perdia, tive a felicidade de ver a sua apresentação do Concerto nº 3, opus, 30, em Ré menor, de Rachmaninoff, em maio de 1967, sob a regência do maestro Theodoro Fuchs. Foi meu primeiro contato com essa obra, que se tornou uma das minhas favoritas.

" A estréia de Roberto Szidon em S.Paulo constitui uma das mais notáveis revelações que se têm presenciado." - Caldeira Filho, O Estado de S. Paulo, 20/5/1967.

Gnattali Vaidosa - Roberto Szidon - YouTube

www.youtube.com/watch?v=6B_kAkyTGto15 ago. 2011 - 3 min - Vídeo enviado por naturlaut
Vaidosa Radamés Gnattali (1906 - 1988) Roberto Szidon, piano Radamés Gnattali (1906 - 1988) joint ...

Se não me falha a memória Szidon também fez um recital de piano nessa mesma ocasião no Auditório Itália.
Eu tive um long-play de Szidon tocando sonatas de Prokofieff, Rachmaninoff 
 Scriabin:

Serge Rachmaninoff *, * Alexander Scriabin, Serge Prokofieff * - Roberto Szidon - Roberto Szidon, Piano: Rachmaninoff - Scriabin - Prokofieff






Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...